Meu vou de Nova Deli para Moscou atrasou 6h. Por conta disso, fiz um cansativo voo noturno chegando na capital da Russia com o dia amanhecendo. A fila da migração estava enorme. Levei quase duas horas para receber o carimbo no meu passaporte. Aí, peguei minha bagagem e fui fazer os procedimentos de praxe. Toda vez que mudo de país, troco o chip do celular, e troco ou saco uma grana. Esses procedimentos são fáceis, complicado mesmo é arrumar uma condução para me tirar do aeroporto. Ou é caro, no caso do táxi, que às vezes é pequeno demais para a caixa da bike, ou dá um trabalho danado, se decido usar o transporte público. Nesse caso, saio carregando aos trancos e barrancos toda minha parafernália. O ideal, é montar a bike e sair pedalando. Mas estava cansado e o aeroporto ficava a 64 km da casa de Nickolay, onde me hospedei durante os dias que fiquei na cidade.
Cheguei em sua casa 6:45h. Tirei o rapaz da cama, nos apresentamos. Agradeci e ele me colocou em um apartamento vizinho ao dele, onde mora sua mãe e irmã, que estavam viajando de férias, e descansei, ou melhor, desmaiei até as 13h.
Nickolay é fanático por bicicletas. Possui várias de diferentes modelos. Depois de ajudar a desempacotar a minha bike, fizemos um tour pelas principais atrações de Moscou. Era domingo. Pouco trânsito. O que deixou o passeio ainda mais gostoso.
Conheci os principais pontos turístico da cidade. Quando voltamos para casa, já eram 2h da manhã.
Moscou possui mais de 15 milhões de habitantes e se revelou muito diferente do que imaginava. Quando se pensa em Russia, é inevitável, pelo menos para mim, pensar em frio, comunismo e é claro, vodka. Esperava uma cidade cinza, com frota automobilística velha, cheia de “Lada” (marca de carro). No entanto, cheguei com um calor de 30°C, céu azul. A cidade é repleta de parques, praças e lagos. Super arborizada! Incrivelmente verde!Limpa, organizada. Carros novos, prédios com lindas fachadas coloridas e se tratando de verão, muita, mas muita gente nas ruas. E meu amigo! Que mulherada linda!!! Coisa de louco! Fiquei com dor no pescoço e me apaixonei em cada esquina! Mãos, pés, cabelos bem tratados! Corpo esbelto e olhos maravilhosos. Uma combinação que de todos os lugares que andei só conheci no Brasilzão de meu Deus! Ao lado de vocês brasileiras, as russas passaram a ser as minhas prediletas. Ai, ai… como é bom sentir um perfume feminino novamente!
Continuei meu passeio por Moscou me deliciando com o visual. Sempre de bike. Cheguei no domingo, e já na terça-feira, Nickolay e o pessoal da Kapibike, bicicletaria que me ofereceu todo o apoio que precisei, organizaram uma mini palestra onde tive o prazer de compartilhar meu estilo de viagem. Fiz uma rápida apresentação em power point e falei quase duas horas para 9 pessoas. Foi muito legal! A turma gostou e para mim, foi legal recapitular algumas histórias.
A Praça Vermelha é a principal atração da cidade. Lá encontra-se a Catedral de São Basílico, o Kremelin, o mausoléu de Lenin, o museu histórico, e um sofisticado shopping de compras. A Catedral Ortodoxa de São Basílico é o símbolo da cidade. Construída em 1561, é Patrimônio Mundial da Unesco e sua arquitetura é única! Não existe nada similar no país. Parece um castelo de contos de fadas. Lembrei da historinha de João e Maria e fiquei com uma vontade danada de comer um docinho.
O Kremlin, residência oficial do presidente a mais de 2.000 anos, é uma fortaleza que abriga também museus, galerias, praças, monumentos e exibe uma arquitetura interessantíssima. Imperdível!
O museu possui quase 2 milhões de objetos entre relíquias pré-históricas, obras de artes como quadros, esculturas e tudo o mais. A sua fachada é lindíssima!
O mausoléu abriga o corpo embalsamado do mais importante nome e fundador da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – URSS (1922-1991). Aqui cabe um estudo mais detalhado aos interessados na história. O corpo de Lenin (Vladimir Ilyitch Ulianov) 1870-1922 – ainda é visitado por milhares de Russos todos os dias. Lenin foi um líder que combateu a opressão popular da época e por isso é tão querido pela população.
Na verdade Moscou é um museu a céu aberto. Prédios com lindas fachadas, parques, igrejas, monumentos. Visitei também um centro de exibições, o teatro Bolshoi entre outras atrações. Não dá para falar de tudo por que se não o post fica enorme e ninguém lê… kkk Foram 6 dias completos na cidade e conheci muita coisa legal!
Uma delas por exemplo, que vale a pena relatar, são as estações de metrô. São mais de 180 estações divididas em 12 linhas. São um luxo! Mais parece um hall de hotel 5 estrelas. Passei uma manhã inteira me “perdendo” e conhecendo algumas das mais interessantes. Em alfabeto cirílico, é impossível decorar os nomes das estações de primeira e com isso fica fácil se perder. Rapaz! É uma confusão danada! Existem tour especializados. Mas no final, achei que valeu a pena o passeio solitário. A ideia das construções das estações foi em homenagem aos trabalhadores que ali transitam todos os dias.
Ainda me referindo ao cirílico, a Russia é um dos poucos países que conheci que não traduz os rótulos dos produtos industrializados para o inglês. Rapaz! Comprei bombons pela figura estampada no saquinho. Pensei que era crocante, mas era de maçã com castanha de caju. É impossível entender os cardápios também! E aqui, além de não falarem o inglês, parece que sou desprezado a cada lugar que chego dizendo “hello”. Em alguns lugares, simplesmente me dão as costas. kkk Mas sou insistente e fico ali até ser atendido. Em uma padaria, a mocinha me fez esperar por quase 5 minutos, parado em frente do caixa. A padaria estava vazia e ela fingia arrumar os pães. Quando olhava para mim, eu levantava a mão com o indicador para cima e dizia algo sorrindo. Na quinta vez ela resolveu me atender. Foi engraçado!
Ainda estou em fase de adaptação. Já comi algumas coisas interessantes como bisteca de porco, kebab, algumas saladas, tortas e outros quitutes mais. Em breve dou mais detalhes. No dia do meu aniversário, fiz algo que há 7 meses não fazia. Comprei um baita filé e fiz acebolado! 575 gramas e 3 cebolas em rodelas! Comi tudo, ainda querendo mais! kkkk Me desculpe os que são, mas eu não aguentava mais ser vegetariano!
Respostas de 11
)
Muito bom, Aurélio. Após tudo que experimentou na Índia, isso parece umas férias. Aproveite!
Está sendo Fabião!!! Uma férias incrível! Abrc
Lindo!!!!!!!!!!
Continue na garupa!
Tudo lindo!! Muito legal, bjs.!!!
Obrigado! Continue na garupa!
bj
Que lugar maravilhoso. A mãe falou que quer conhecer essas belezas tambem, e eu vou de carona. Enviei o seu cartão do Itaú ontem , despois envio . Saudade. Bjs.
Traz ela pra cá pai! Vc vai adorar o banho russo! Lembra a sauna! bj
Caramba!! Eu já tinha muita vontade de ir praí, agora mais, muito mais…!!!
Beijo, se cuida!!
Valeu Sil! Saudade!