Aurélio Magalhães – Da China Para Casa by Bike

NORUEGA BY BIKE

Destaques

Data da aventura

2011

Dias pedalados

96 dias

Quilômetros percorridos

4.515 Kms pedalados – 5.180 Km no total

DESCRIÇÃO

5000 km pelo litoral da Noruega, atingindo o extremo norte da Europa, em busca de aventuras e receitas gastronômicas.

O projeto Noruega By Bike obteve um saldo muito positivo. Muitas lições aprendidas desde a fase de planejamento, captação de recursos, marketing e execução.

Me sinto muito feliz por realizar um grande sonho e ao mesmo tempo um pouco triste por ter terminado essa minha grande aventura.

Foram 96 dias, 4.515 quilômetros pedalados, 5.180 quilômetros percorridos contando com as travessias de barco e mais de 50 receitas gastronômicas catalogadas no livro.

Passei por mais de 120 cidades. Meu pneu traseiro furou 2 vezes e troquei a corrente apenas uma vez. Foram 10 dias acampados e 8 dias sem tomar banho. Comecei a viagem pesando 82 kg e terminei com 74,4 kg.

Em média pedalei 69.4 km/dia em 5 horas 12 minutos. A velocidade média foi de apenas 13.3 km/h devido ao grande número de enormes subidas. A minha frequência cardíaca média foi de 148 batimentos por minuto o que gerou um gasto médio de 695 kcal/h ou 3.617 kcal/dias. Esses números multiplicados pelos 65 dias efetivamente pedalados atingiram um gasto total de 235.105 kcal.

O maior peixe que peguei foi um bacalhau de 3,5 kg. Um desmaio, um dente quebrado e uma crise de labirintite. Foram mais de 7.000 fotos e muitas horas dedicadas a finalização do projeto.

Muitas emoções vividas!

Por Quê a Noruega?

A Noruega sempre foi algo mal resolvido dentro de mim desde minha viagem de mochila pela Europa. Conheci Oslo, Bergen, Flåm, fui á Bodø ver o sol da meia noite. Deparei-me com uma natureza exuberante! Uma combinação perfeita entre os tons azuis do céu e do mar, o verde das matas, e as montanhas com seus picos nevados refletindo nas águas, com aquelas casinhas coloridas dando um charme todo especial.

Os fiordes se infiltraram de tal maneira pela minha retina, que quando penso neles, sinto até hoje, aquela sensação maravilhosa que todo mundo sente quando se está em um lugar extraordinário pela primeira vez. Aquela sensação deliciosa de sentir a pele arrepiar, o coração disparar, o fôlego sumir, os olhos se encharcarem.

Tudo ao mesmo tempo. Ali, naqueles poucos segundos, a gente renasce. Sabe com é, né? Apaixonei-me na hora por aquele lugar, e sempre disse a mim mesmo: um dia voltarei!

Esse dia chegou! Vou enfim conhecer um pouco mais de perto a Noruega. Quero conhecer seu povo e seus costumes, fotografar sua natureza, e, sobretudo, provar e registrar sua gastronomia de norte a sul do país.
Para isso, escolhi uma maneira diferente de viajar, onde o meio de transporte permitisse uma integração completa com a natureza, me dando condições de sentir o tempo passar, sem pressa, de uma maneira que nunca fiz antes. Um desafio em busca do autoconhecimento, ao mesmo tempo em que meu condicionamento físico, minha força de vontade, minha superação e minha fé, fossem colocados a toda prova.

Sempre gostei de desafios, mas decidir fazer essa viagem não foi nada fácil. Confesso!

Assim como a viagem que fiz para o Everest, tomar a decisão de ir para a Noruega me tirou dias de sono. Minhas responsabilidades profissionais e como pai, surgiram como grandes obstáculos. Sem falar em grana e tempo disponível. Aprendi com os vikings, que para seguir em frente, é preciso deixar algumas coisas para traz. Este povo extraordinário ateava fogo em seus próprios navios antes de seguir para guerra, não restando alternativa, a não ser, vencer a batalha e conquistar o povo oponente. No momento, dou um tempo na minha rotina, quebrando paradigmas de que a vida deva ser totalmente planejada do começo ao fim. Pra mim, a vida tem que ser apaixonante, e uma das maneiras de se apaixonar por ela, é se permitir realizar o que sempre se sonhou e quis fazer.

Sigo em busca de mais um sonho! Talvez o mais desafiador de toda a minha vida! Um sonho que precisa ser planejado e que requer atenção em todos os detalhes.

Vou pedalar por toda costa do litoral da Noruega!

Partindo da capital Oslo, vou até a divisa com a Rússia, quase 5000 Km acima, atingindo 71º de latitude norte, chegando ao ponto mais setentrional da Europa, em um território totalmente desconhecido para mim, cerca de 800 km acima do Circulo Polar Ártico (66º de latitude norte), enfrentando chuva, vento e uma temperatura ente -5 á + 20 ºC.

Serão por volta de 100 dias de bike em busca de receitas culinárias, equipado apenas com o básico que uma bicicleta e um trailer podem carregar, como barraca, saco de dormir, fogareiro, GPS, máquina fotográfica e as roupas necessárias para enfrentar chuva e frio.

Como se essa aventura não fosse excitante por si só, vou ser o primeiro brasileiro a percorrer todo o litoral norueguês, já que não tenho referências anteriores desta viagem.

Acredito em minha capacidade de organização e planejamento. Preciso estar atento a qualquer eventualidade e “tentar” prevê-las. Condições da pista, do clima, do desgaste da bicicleta e do meu próprio corpo… tudo isso são questões que tenho que me antecipar desde já e pensar em todas as possibilidades.

Contudo, o mais difícil já está feito, e o primeiro passo já foi dado. As passagens estão compradas. Agora, é se preparar física e mentalmente para esse desafio que muitos acreditam que seja loucura, mas que para mim, é um sonho perfeitamente possível.

Algumas fotos

Para comprar o livro, efetue um pagamento PIX, o valor é de R$89,00 com frete incluso.

[email protected]

 Depois clique no botão abaixo para me enviar seus dados de postagem.