Aurélio Magalhães – Da China Para Casa by Bike

BLOG

Bye bye Rússia! Welcome Finlândia!

Viajei exatamente um mês na Rússia! Ou acampei ou fiquei na casa de membros do Couchsurfing ou Warmshowers. Foi a primeira vez que isso aconteceu na viagem.

Não gastar um centavo com hospedagem é legal! Mas conhecer o dia a dia dos locais é sensacional!

Gosha, Mary e os dois filhos. Zelenogorsk, Rússia.
Gosha, Mary e os  filhos Ilya (menor) e Fedor. Zelenogorsk, Rússia.

Em Zelenogorsk, no caminho para a Finlândia, passei meus últimos dias na casa de uma família russa, e foi para fechar com chave de ouro! Conhecer Gosha, sua esposa Mary e seus dois garotos, Fedor e Ilya, foi uma experiência incrível! Além de ser tratado com todo o carinho pelo casal, as duas crianças da casa enchem a atmosfera de alegria. É um corre-corre daqui, um pula-pula dali, risadas, gargalhadas e é claro, um pouco de choro e manha. Adultos brincando como crianças e crianças se passando por adultos de uma maneira saudável, descontraída, amorosa! Pega o gato, abraça o gato, amassa o gato! O gato foge! E lá vão eles à captura do gato novamente. Parece lá em casa! Inevitável lembrar da minha filha e dos meus sobrinhos e encher meu coração de saudade. Na casa dessa adorável família, teve city tour, churrasco, vodka, o tradicional banho russo, e até um concerto musical. Gosha é editor de áudio nas horas vagas.

Primeiro acampamento na Finlândia.
Laavu – Abrigo para a acampamentos. Primeiro acampamento na Finlândia.

Ao cruzar a fronteira com a Finlândia, a paisagem mudou consideravelmente. As florestas de coníferas diminuíram consideravelmente, dando lugar a fazendas de cultivo de trigo ou pastagem, trazendo de volta as vistas que as florestas esconderam por dias seguidos. O trigo, exibindo um colorido que vai do verde ao amarelo ouro, dependo da época em que foi plantado, o céu azul e as sombras das nuvens trouxeram uma nova perspectiva, deixando a viagem mais alegre.

Uma dica para quem pretende viajar de bike na Finlândia acampando são os “laavus”, uma área reservada para acampamentos que oferece abrigo e estrutura mínima como banheiro biológico, lenha e água. As condições de estrutura não são sempre as mesma. É melhor se prevenir, pois alguns não oferecem água por exemplo. Mas de qualquer forma é um ótimo lugar para dormir e se proteger do frio da madrugada.

Fazenda de trigo na Finlândia.
Fazenda de trigo na Finlândia.
Pequena plantação de girassóis traz de volta o colorido habitual das viagens de bicicleta. Finlândia.
Pequena plantação de girassóis traz de volta o colorido habitual das viagens de bicicleta. Finlândia.

A minha ideia é ficar apenas uma semana na Finlândia e seguir para o Leste Europeu. Na primeira perna vou passar por Estônia, Letônia, Lituânia e Polônia. Preciso começar a “descer” o mapa para fugir do frio que vem chegando.

 


 

A viagem ao redor do globo continua. Suba na garupa e venha comigo nesta aventura!

DA CHINA PARA CASA BY BIKE, compartilhando a viagem enquanto ela acontece! Toda quinta-feira um novo episódio com dicas, curiosidades e o dia a dia de uma VOLTA AO MUNDO DE BICICLETA.

Obrigado por me seguir!

Gostou desta postagem? Então curta, comente e compartilhe!

Seu envolvimento me ajuda a manter a motivação!

Você pode colaborar com este projeto ajudando e incentivando, clique no botão abaixo e conheça minha campanha de financiamento coletivo, na plataforma APOIA.se, as recompensas começam a partir de R$8,00 por mês.

Respostas de 10

  1. Hi my friend Aurelio , since I have a tip for you . if you are in Estonia in the city of Tallinn , then going into town Tatru , ask after Euroroute r1 . See the link ” http://www.euroroute-r1.de ” . The R1 , you can go to Germany . Should be a very nice bike path . Because I’d also like to go again . The beer is already cold ! 🙂 Our trip on the Elbe River was beautiful . I’ll try to send you some pictures .
    Your german friend Ronny!

    1. I’m already awaiting the pictures .. Thanks for the tip … But I need to head south. My idea is to go down to Prague and from there proceed to Budapest where I will possibly meet with my sister again and ride to Croatia.
      Beer will have to wait a little longer …
      Big hug!

  2. Se for passar pela república tcheca quero fazer uma encomenda. Comprar uma pedra de 2cm, não pesará nada, e deve encontrar facilmente, chamada moldavita. Dependendo do preço é claro. Bjsss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × cinco =