Aurélio Magalhães – Da China Para Casa by Bike

BLOG

Albânia: Depois da festa de ano novo, um difícil recomeço.

O ano começou!

Depois de passar o ano novo em festa com a mesma galera do natal, cada um foi para o seu lado! Eu, juntamente com os francceses Florian e Vincent, seguimos rumo sul, em direção a Grécia.

Foto oficial do ano novo: Paula, Vinent, Kiara, Florian, Hanna, Eric, Larissa, Eu, Marc e Renam.
Foto oficial do ano novo: Paula, Vinent, Kiara, Florian, Hanna, Eric, Larissa, Eu, Marc e Renam.

Apesar de ser um país montanhoso, pedalamos em estradas planas, com pouco tráfego, vento empurrando e temperatura entre 10 e 15°C. Quase nada para ver! Nos divertimos apenas com piadas e brincadeiras entre nós e com o comércio à beira da estrada. Peru, gado, peixe, frango, porco, azeitonas, azeite, mel, laranjas, mexericas, batata, alho, cebola e tudo o mais… Pequenos produtores tentando desovar suas mercadorias paras as festas de final de ano. Com características rurais, a Albânia é um dos países mais pobres da Europa, e quase 50% dos 3 milhões de albaneses vivem no campo.

Açougueiro trabalhando uma reis à beira da estrada.
Açougueiro limpando uma reis à beira da estrada.
Criador de peru, Albânia.
Criador de peru, Albânia.
Trabalhador rural albanês.
Trabalhador rural albanês.
Mulher albanesa.
Mulher albanesa.
Uma pausa para um delicioso aqui albanês.
Uma pausa para um delicioso caqui albanês.

Nos últimos 3 dias choveu. Usamos a estratégia de fazer poucas paradas e a nossa preocupação maior foi arrumar um lugar para acampar que nos desse condições de secar as roupas. Nem sempre conseguimos, já que a umidade do ar está muito alta. Sair do saco de dormir quentinho e vestir as roupas molhadas em um frio de 5°C não é fácil meu amigo!!!

Quase sem novidades, seguíamos nosso caminho tranquilamente até que ouço um barulho. Florian caiu da bike! Ele caiu no desnível entre a estrada e o acostamento, e ao tentar retornar para a estrada o pneu escorregou. Um carro que nos ultrapassava passou muito perto dele. Um susto que serviu para redobrar a atenção. Mas felizmente nada de mais grave. Florian também protagonizou o episódio mais crítico dos últimos 3 dias. Hoje, seu trailer quebrou. Ficamos na estrada por quase 3 horas, mas no final, com uma gambiarra, um mecânico conseguiu resolver o problema provisoriamente.

Meus amigos franceses Vincent e Florian colocando as coisas para sear depois de uma noite de muita uva na Albânia.
Meus amigos franceses Vincent e Florian colocando as coisas para secar depois de uma noite de muita chuva na Albânia.

Hoje começamos a escalar uma grande montanha e a temperatura começa a despencar à medida que ganhamos altitude. No geral a subida é longa e amena, com apenas alguns trechos curtos mais íngremes. No entanto são cerca de 200 km em um ondulado progressivo.

Agora estamos no quarto de um hotel em Gjirokaster, cerca de 30 km da fronteira com a Grécia. O quadro não é nada animador. Nenhum de nós está 100%. Minha barriga ronca, dando sinais de que algo está errado. Meus amigos Florian e Vincent estão febris e já vomitaram. Muito provavelmente água contaminada ou comida estragada. Também não descartamos uma virose.

Termino esse post apreensivo, pois não sei como será o dia de amanhã. É hora de descansar e ficar atento aos sintomas…

Não desse da garupa! Em breve, novidades!

 


 

A viagem ao redor do globo continua. Suba na garupa e venha comigo nesta aventura!

DA CHINA PARA CASA BY BIKE, compartilhando a viagem enquanto ela acontece! Toda quinta-feira um novo episódio com dicas, curiosidades e o dia a dia de uma VOLTA AO MUNDO DE BICICLETA.

Obrigado por me seguir!

Gostou desta postagem? Então curta, comente e compartilhe!

Seu envolvimento me ajuda a manter a motivação!

Você pode colaborar com este projeto ajudando e incentivando, clique no botão abaixo e conheça minha campanha de financiamento coletivo, na plataforma APOIA.se, as recompensas começam a partir de R$8,00 por mês.

Respostas de 14

  1. Fuerza amigos! 2016 está apenas começando, bons ventos virão! Estamos aqui também sofrendo muito.. sofrendo de saudades de não ter voces por perto! Beijos no Florian e no Vincent e para vc tbm Aurelio!! Descansem e amanha acordarão melhor!

  2. Faz parte do viver não é? Aqui, aí não importa. Um dia chuva, outro sol. Que bom que tudo passa. Já presenciou terremoto, morte. Vamo que vamo. Melhores dias virão! Beijosss

  3. Feliz Ano Novo meu rapaz! Demore bastante sua volta, pois, seu país com p minúsculo está uma lástima! Espero que encontrem paz em sua trajetória! Procure visitar as Ilhas Gregas, são lindas! Não deixe de visitar a Sardenha, Secília, Capri, Malta quando de passagem pela Itália e Mediterrâneo. Deus o acompanhe e a seus parceiros! Good Luck my Dear. Abrs.

  4. Issae meu caro, o caminho traz surpresas e desafios que só quem está nele pode dimensionar, daqui só um friozinho na barriga quando lemos e uma tremenda vontade de ler o livro, rsrs. Bom pedal, boa viagem, feliz 2016…17…18…19… feliz todo dia, Deus te proteja

  5. Hi Aurelio,
    A kiss to feel better and a message to your french friends :” Salut à tous les 2, bon rétablissement à vous, bonne route en Grèce! Quelle chance vous avez de pédaler avec Aurélio ! J’aimerais me téléporter depuis Riga et venir pédaler avec vous quelques jours…pour fuir les -23° que nous avons eu aujourd’hui! ”
    The best for you my friend!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 13 =