Aurélio Magalhães – Da China Para Casa by Bike

BLOG

Cicloturismo na Austrália – Chegamos a Brisbane

TEMPORADA AUSTRÁLIA –

EPISÓDIO #1 –

Fundada em 1825, Brisbane é a capital do estado de Queensland, localizada na região centro-leste do país. Cortada pelo Rio de quem herdou o nome, é a terceira maior cidade da Austrália com 2,4 milhões de habitantes.

Com clima ameno, a cidade vem se consolidando como um dos principais destinos de brasileiros que vão trabalhar e estudar na Austrália, pois a cidade também oferece uma vida cultural bastante agitada e está repleta de restaurantes, bares, cafés, parques públicos e badalada vida noturna.

Os prédios modernos contrastam com a arquitetura histórica e casarões de madeira, tornando um simples passeio ao longo da orla uma deliciosa combinação cultural, e de lazer, com lindas vistas, revelando uma interessante intimidade com a vida ao ar livre. Moderna, vibrante, descontraída, cosmopolita.

Brisbane é super acessível, contando com um eficiente sistema de transporte coletivo através de trens, ônibus e barcos além de uma ótima malha de ciclovias, disponibilizando um sistema de aluguel de bicicletas fácil de acessar e de baixo custo, pagando-se uma taxa de adesão correspondente ao período que vai ficar na cidade e com isenção na primeira meia hora de uso toda vez que retirar as bicicletas nas estações distribuídas por toda a cidade. A manha é a seguinte: _ Você usa a bike de graça por 29 minutos. Devolve na estação e depois de um minuto, é possível ficar mais 29 minutos sem pagar e assim, sucessivamente até achar conveniente. O transporte publico integrado também oferece sistema gratuito de ferry boats entre 8 estações centrais que ligam os principais pontos da cidade, amenizando um pouco o auto custo de vida do país.

Me hospedei com Heather e Lindsay, através do Warmshowers, um site de hospedagem gratuito que está intimamente ligado com quem viaja em bicicleta. O casal se revelou super hospitaleiro, me oferecendo um confortável quarto onde pude descansar da minha árdua jornada no sudeste asiático e também ver o jogo do Brasil com Camarões, já que estávamos vivendo os dias de copa do mundo no Brasil.

Já no primeiro dia de Austrália, o casal me levou para apreciar um maravilhoso por do sol a beira mar, regado a queijo e vinho em sua Kombi 1975 que é totalmente equipada para acampamento. Um passeio super agradável onde o casal me bombardeou com dicas e informações importantes sobre viajar de bicicleta pela Austrália.

Usei o tempo que fiquei na cidade para descansar, passear e principalmente me equipar com roupas de frio e saco de dormir apropriado já que as temperaturas na Austrália costumam ser mais baixas do que no sudeste asiático. Aqui é inverno e a temperatura nunca passa dos 22⁰ C e pode chegar a ficar abaixo de zero durante a noite.

Além do conforto e economia, se hospedar com membros do Warmshowers pode oferecer experiências marcantes. E assim foi na casa de Heather e Lindsay, onde todas as noites, depois da jornada de trabalho, compartilhamos jantares e bate papos maravilhosos!

 


 

A viagem ao redor do globo continua. Suba na garupa e venha comigo nesta aventura!

DA CHINA PARA CASA BY BIKE, compartilhando a viagem enquanto ela acontece! Toda quinta-feira um novo episódio com dicas, curiosidades e o dia a dia de uma VOLTA AO MUNDO DE BICICLETA.

Obrigado por me seguir!

Gostou desta postagem? Então curta, comente e compartilhe!

Seu envolvimento me ajuda a manter a motivação!

Você pode colaborar com este projeto ajudando e incentivando, clique no botão abaixo e conheça minha campanha de financiamento coletivo, na plataforma APOIA.se, as recompensas começam a partir de R$8,00 por mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 2 =