TEMPORADA AUSTRÁLIA –
EPISÓDIO #6 –
Para fazer o passeio de balão e conhecer o Kings Canyon no Outback Australiano, fiz minha base em Alice Spring, a segunda cidade mais populosa do Território do Norte da Austrália com aproximadamente 25,5 mil habitantes.
O território vermelho, como é chamada essa região é quente e seco, apresentando grandes variações de temperatura, podendo chegar a 40 graus Celsius durante o dia e cair abaixo de zero durante a noite.
O Parque Nacional Watarrka é uma área protegida no Território do Norte localizado a 323 quilômetros a sudoeste de Alice Springs , que tem como uma das principais atrações o Kings Canyon, conhecido como “A pérola do Outback Australiano”.
O Kings Canyon é um enorme cânion formado de arenito vermelho, em meio a uma cordilheira acidentada, com gretas, fendas, ranhuras, e gargantas íngremes que atua como um refúgio para muitas plantas e animais. Os paredões vermelhos do cânion se elevam 100 m acima de Kings Creek (riacho) até um planalto de cúpulas rochosas, com uma formação geológica bastante interessante. Ao fundo do desfiladeiro, os paredões protegem a fauna ao redor de alguns poços permanentes que são uma espécie de área sagrada para os aborígenes.
A principal atração do Kings Canyon é a trilha Kings Canyon Rim Walk, uma caminhada de nível moderada com cerca de 6 km, que passa pelo beiral do desfiladeiro que possui vários mirantes de apreciação que também servem para descanso. A caminhada segue pelas formações geológicas esculpidas pelo vento e chuva por milhares de anos denominadas Rock Domes, que lembram telhados de pequenas habitações, que te levam por escadarias entre as rochas de arenito até o Jardim do Éden, o mais famoso poço permanente do desfiladeiro.
A dica é lavar bastante água e se proteger do sol com roupas apropriada e protetor solar. O calor é forte e o risco de desidratação é lembrado pelos guias que fecham a trilha as 9.00h da manhã.