Aurélio Magalhães – Da China Para Casa by Bike

BLOG

Cicloturismo em Taiwan – A mais bela estrada de toda a viagem

TEMPORADA TAIWAN –

EPISÓDIO #1 –

Com cerca de 24 milhões de habitantes Taiwan é um país insular que está localizado na Ásia Oriental. Colonizada por portugueses e holandeses em diferentes épocas, pertenceu ao Japão e a China comunista até 1949, herdando forte influência cultural, religiosa e gastronômica que perduram até os dias de hoje. Até 1975 foi governada pelas mãos de ferro do ditador Chinag Kai-Shek, após sua morte, a ilha continuou a ser governada pelo Partido Nacionalista. Apenas em 1990 passou a ser democrática com eleições livres. Com uma agricultura forte, que abastece principalmente o Japão, Taiwan teve um crescimento industrial importante nas últimas décadas, principalmente no setor têxtil e eletrônico, responsável pela melhora da qualidade de vida da população.

Taipei é a capital, o centro político, comercial e cultural de Taiwan e a maior cidade do país com cerca de 3 milhões de habitantes. Seus prédios modernos, contrastam com os templos tradicionais e sua população é acolhedora e está sempre com um sorriso no rosto. Passear pelos templos espalhados pela cidade e visitar seus mercados para experimentar a maravilhosa gastronomia do país, é uma ótima forma de gastar o tempo na cidade, que possui um custo de vida relativamente baixo.

Atenção! É preciso aplicar o visto para conhecer Taiwan.

Todos os anos, no início da temporada de plantio que coincide com o ano novo chinês, ocorre o festival de Balões de Pingxi, o nordeste do país. Segunda a tradição, os festivais tiveram início no ano 220 DC, na época dos 3 Reinos, para transmitir informações militares. No início do século XIX, os balões lançados ao céu já traziam orações e mensagens para seus ancestrais, com pedidos de proteção, prosperidade, um bom casamento, ou simplesmente pedindo uma benção ou informando que tudo estava bem… Os balões lançados ao céu também significam a purificação da alma e simbolizam esperança para o novo ano. Aliás, o Discovery Channel elegeu este festival como a segunda festa de Réveillon do mundo! Independente da fé e do perigo eminente de incêndios, é um espetáculo visual de rara beleza, cuja magia é transformada em esperança e desejo, transcendendo as barreiras culturais, que deixa no coração de todos os visitantes, um misto de felicidade e esperança.

Com vento forte contra e céu nublado, segui em direção ao sul, beirando o lindíssimo litoral, escalando algumas montanhas e tomando muito cuidado com as perigosas estradas que são sinuosas, estreitas e com muito caminhões. Em contra partida as vistas são bem atraentes.

Ainda em fase de adaptação, tive dificuldade em encontrar bons lugares para passar a noite, chegando a acampar no estacionamento de uma delegacia, até que conheci as instalações de bombeiros.

O Taroko National Park é um dos 9 parques nacionais de Taiwam e o maior deles com 92.000 hectares. Localizado nos condados de Haulien e Nantou, o parque é basicamente um desfiladeiro esculpido pelo rio Liwu, abrigando recursos geológicos e naturais únicos, incluindo 27 picos com mais de 3.000 m de altitude, e uma reserva inesgotável de mármore. A estrada nacional n°8 corta o parque de leste a oeste, atravessando a densa cordilheira e oferece por si só, um passeio magnífico. A estrada foi esculpida nas encostas, e se você gosta de viajar de bicicleta, garanto que essa aventura será inesquecível! Escalar as montanhas deste cânion pode não ser fácil, mas te proporcionará vistas incríveis de templos, pontes, túneis e cachoeiras, fazendo valer a pena cada km percorrido. A distância entre as paredes íngremes do cânion é tão estreita que foi batizada de “fio para o céu”, pelos chineses, e ali as nuvens parecem correr mais depressa. Sem dúvida, essa é uma das estradas mais bonitas dos 65.000 km que percorri até agora!

 


 

A viagem ao redor do globo continua. Suba na garupa e venha comigo nesta aventura!

DA CHINA PARA CASA BY BIKE, compartilhando a viagem enquanto ela acontece! Toda quinta-feira um novo episódio com dicas, curiosidades e o dia a dia de uma VOLTA AO MUNDO DE BICICLETA.

Obrigado por me seguir!

Gostou desta postagem? Então curta, comente e compartilhe!

Seu envolvimento me ajuda a manter a motivação!

Você pode colaborar com este projeto ajudando e incentivando, clique no botão abaixo e conheça minha campanha de financiamento coletivo, na plataforma APOIA.se, as recompensas começam a partir de R$8,00 por mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 4 =