Aurélio Magalhães – Da China Para Casa by Bike

BLOG

Cicloturismo no Nepal – Lumbini: A terra onde buda nasceu

TEMPORADA NEPAL –

EPISÓDIO #4 –

Depois que deixei o Parque Nacional de Chitwan, onde fiquei cara a cara com o rinoceronte de chifre, episódio que você pode assistir clicando no link acima, segui para Pokara, a terceira maior cidade do pais que fica às margens do lago Fewa, uma região muito famosa pelas cavernas e cachoeiras. Mas o que eu não sabia é que estávamos no final da época da seca, es as cachoeiras estavam praticamente sem água.

Como as cavernas estavam fechadas devido aos recentes terremotos, e também estava um pouco doente, preferi ficar descansando 3 dias em uma pequena pousada para seguir mais confiante para Lumbini, a terra onde Buda nasceu!

A viagem entre as montanhas foi dura, com longas subidas, forte calor e estradas um tanto quanto perigosas, serpenteando desfiladeiros e sem acostamento na maioria das vezes. O lado bom é que as vistas lá de cima são sempre revigorantes.

Existe muita gente vivendo à beira da estrada, onde não faltam pontos de apoio, oportunidades para conviver com os locais, e boas cenas para fazer fotos. A estratégia foi acordar cedo para fugir do sol forte, fazendo longas paradas no meio do dia. No final da tarde, contei com a ajuda da população para encontrar um lugar seguro para armar a barraca. E em todos os lugares fui muito bem recebido.

Lumbini está localizado na região oeste do Nepal, bem perto da divisa com a Índia. A cidade é famosa por ser o local de nascimento de Sidarta Gautama, ou simplesmente Buda, que em hindu significa “o iluminado”. Nascido no ano 563 a. C., em um pequeno reino chamado Sakia, ficou órfão de mãe sete dias depois de seu nascimento. Seu pai o educou no luxo, preparando-o para ser guerreiro e líder político para ser seu sucessor.

Com 29 anos, teve um choque ao descobrir a miséria e a fome durante um passeio pela cidade. Essa perplexidade o levou a se afastar do palácio, família e bens materiais se lançando na busca de explicações para os mistérios da vida.

Depois de meditar por anos, foi iluminado por um novo entendimento da vida e decidiu transmitir seus ensinamentos.

O Templo de Maya Devi é Patrimônio Mundial da UNESCO, possui estátuas, jardins e piscina sagrada, e ruinas datadas do século V, IV e III a. C., tornando o santuário Budista mais antigo do mundo.

 


 

A viagem ao redor do globo continua. Suba na garupa e venha comigo nesta aventura!

DA CHINA PARA CASA BY BIKE, compartilhando a viagem enquanto ela acontece! Toda quinta-feira um novo episódio com dicas, curiosidades e o dia a dia de uma VOLTA AO MUNDO DE BICICLETA.

Obrigado por me seguir!

Gostou desta postagem? Então curta, comente e compartilhe!

Seu envolvimento me ajuda a manter a motivação!

Você pode colaborar com este projeto ajudando e incentivando, clique no botão abaixo e conheça minha campanha de financiamento coletivo, na plataforma APOIA.se, as recompensas começam a partir de R$8,00 por mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 15 =