TEMPORADA LETÔNIA –
EPISÓDIO #1 –
Riga, a capital da Letônia foi fundada a mais de 800 anos, é a maior cidade dos países Bálticos, com aproximadamente 700 mil habitantes, situa-se as margens do Rio Daugava, o mais importante do país. Assim como Tallinn, capital da Estônia, seu centro histórico também foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, ostentando um belo conjunto arquitetônico, mesclando edificações medievais e Art Nouveau.
Aos sábados, acontece uma feira de rua com agricultores, produtores, artesões locais. É uma ótima oportunidade para conhecer um pouco da gastronomia e cultura local. Queijos, pães, geleias, defumados, embutidos, frutas, verduras, artesanatos, e apresentações de danças regionais e músicos locais. A feira também é um ótimo lugar para quem gosta de fotografar!
Alexandra, minha anfitriã via Warmshowers, além de me proporcionar hospedagem, me guiou pelas principais atrações da cidade! Deixo registrado aqui, meus sinceros agradecimentos a ela!
Na Letônia, a ciclovia do Mar Báltico, conhecida como Euro Velo 10, quando não é exclusiva, compartilha estradas secundárias de muito pouco movimento, tornando o pedal muito tranquilo e agradável. Minha única preocupação era achar um lugar protegido do vento para armar a barraca e ter uma noite tranquila.
Segui descendo rumo sul até chegar na entrada de Rucava uma cidadezinha com apenas 600 habitantes, em um trecho onde a pista estava em manutenção, com vários trechos sem asfalto, fazendo com que a bicicleta sofresse bastante. Aí, o bagageiro traseiro quebrou!
No supermercado, encontrei por pura sorte, o único mecânico capaz de soldar alumínio da região. E em pouco mais de 15 minutos a bike estava reparada.