Aurélio Magalhães – Da China Para Casa by Bike

BLOG

Cicloturismo na Bósnia – Uma rápida visita em Sarajevo

TEMPORADA BÓSNIA –

EPISÓDIO #1 –

Cerca de 60 % dos prédios de Sarajevo foram destruídos durante guerra da Bósnia nos anos 90. O Cerco de Sarajevo, o mais longo cerco da era moderna, durou 3 anos e 11 meses. Milhares de pessoas morreram e outras milhares se refugiaram. Desde o fim da guerra, em 29 de fevereiro de 1996, a população parece sofrer os impactos econômicos do pós-guerra e o país ainda não encontrou recursos para se modernizar por completo.

Fundada em 1461 pelos Otomanos, Sarajevo ainda preserva forte influência turca, que pode ser notada desde a arquitetura até a gastronomia. Com aproximadamente 400 mil habitantes, situada à beira do Rio Miljacka, Sarajevo possui um centro histórico aconchegante, com destaques para as mesquitas, praças, cafés, lojinhas de artesanato e a interessante rua do cobre.

Considerado o 5° país mais pobre da Europa, é relativamente barato se comparado a outros países da região. Outro fato curioso, é que a cidade é conhecida como “Jerusalém da Europa”, com 50% da população muçulmana, e expressiva comunidade católica e ortodoxa, entre outras.

Dizem que Sarajevo possui vários mirantes com vistas para a cidade, mas a forte neblina desta época do ano não permitiu ver mais longe que 200 metros.

Se você pretende pedalar pela Bósnia prepare-se. O país é super montanhoso e no inverno as temperaturas podem ficar abaixo de zero várias noites seguidas. Previna-se com suprimentos, já que as longas subidas podem levar um certo tempo para ser transpostas e aproveite as lindas vistas!

 


 

A viagem ao redor do globo continua. Suba na garupa e venha comigo nesta aventura!

DA CHINA PARA CASA BY BIKE, compartilhando a viagem enquanto ela acontece! Toda quinta-feira um novo episódio com dicas, curiosidades e o dia a dia de uma VOLTA AO MUNDO DE BICICLETA.

Obrigado por me seguir!

Gostou desta postagem? Então curta, comente e compartilhe!

Seu envolvimento me ajuda a manter a motivação!

Você pode colaborar com este projeto ajudando e incentivando, clique no botão abaixo e conheça minha campanha de financiamento coletivo, na plataforma APOIA.se, as recompensas começam a partir de R$8,00 por mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =