Aurélio Magalhães – Da China Para Casa by Bike

BLOG

Cicloturismo na Grécia – A melhor Moussaka da Grécia – Thessaloniki e Monte Olympus

TEMPORADA GRÉCIA –

EPISÓDIO #2 –

Manhã ensolarada, sem vento, fazendo 16° C. Uma delícia para pedalar. Com tempo de sobra para cumprir o objetivo do dia, pedalei sem pressa, fazendo várias paradas. Foi assim que deixei Atenas rumo a Thessaloníki, um trajeto de aproximadamente 600 km, que une as duas maiores cidades gregas.

Resolvi fazer esse trecho da maneira mais autônoma possível para aproveitar ao máximo o contato com a natureza. Que aliás, é linda por aqui! Cozinhei a minha própria comida e usei e abusei da minha barraca ou das construções abandonadas para passar a noite.

Os agricultores gregos, protestando contra a economia e o governo, fecharam as principais rodovias do país, desviando o trânsito pesado para as estradinhas secundárias. Justamente aquelas que costumo pedalar. Com isso, fui obrigado a achar rotas ainda mais alternativas, onde quase não existe infra estrutura. Muitos bares, cafés, restaurantes e hotéis estavam fechadas nessa época de inverno. Embora com lindos visuais, essas estradinhas geralmente possuem uma altimetria muito mais pesada, exigindo ainda mais da forma física.

Durante os 9 dias que gastei para fazer o percurso, com média de 66,22 km por dia, peguei 3 dias fortes de neblina e cerração, que coincidiram com o momento que estava passando pelo monte Olympus, e não pude apreciar suas lindas formações e picos nevados.

Já em Thessaloníki, o tempo voltou a abrir, e lá de longe pude ver a sua imponência.

Thessaloníki é a segunda maior cidade da Grécia com aproximadamente 1.2 milhões de habitantes. Fundada em 315 a.C., está situada no mar Egeu, e preserva na sua arquitetura espalhada pela cidade, evidências da história romana, bizantina e otomana.

Em Thessaloníki, reencontrei meus dois amigos alemães, Eric e Marc. Aqueles que passamos o Natal e o Ano Novo juntos. Ficamos todos hospedados na casa de Maggi, uma local que já trabalhou com Marc na Alemanha. Maggi nos ajudou com tudo que precisamos, e ainda nos guiou no final de semana em um trekk pela base do Monte Olympus, onde tivemos a oportunidade de apreciar lindos visuais. Com 2.917 m de altura, o Monte Olympus á a maior montanha grega, e é conhecido na mitologia como a Morada dos 12 Deuses do Olimpo. Acabei ficando 12 dias em Thessaloníki para fazer um tratamento dentário de canal. Meus amigos Eric e Marc ficaram comigo e juntos, tivemos o prazer de acompanhar a Maggi preparando uma Moussaka, um dos pratos mais famosos da Grécia.

No próximo episódio, você vai conferir nossa viagem rumo a Turquia.

 


 

A viagem ao redor do globo continua. Suba na garupa e venha comigo nesta aventura!

DA CHINA PARA CASA BY BIKE, compartilhando a viagem enquanto ela acontece! Toda quinta-feira um novo episódio com dicas, curiosidades e o dia a dia de uma VOLTA AO MUNDO DE BICICLETA.

Obrigado por me seguir!

Gostou desta postagem? Então curta, comente e compartilhe!

Seu envolvimento me ajuda a manter a motivação!

Você pode colaborar com este projeto ajudando e incentivando, clique no botão abaixo e conheça minha campanha de financiamento coletivo, na plataforma APOIA.se, as recompensas começam a partir de R$8,00 por mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 18 =