Aurélio Magalhães – Da China Para Casa by Bike

BLOG

Os noruegueses e a natureza

A adoração norueguesa pela natureza é um ingrediente vital na identidade nacional do país. Mais da metade da população tem acesso a uma cabana. As escolas organizam dias de esqui obrigatórios anuais e a maior parte dos cartões postais produzidos pela indústria turística possui cenas da natureza em lugar de atrações culturais.
A maior parte dos noruegueses mora em casas ou apartamentos grandes, equipados com todos os aparelhos elétricos que se possa imaginar. Ainda assim, é atribuído um grande valor à proximidade com a natureza e a um estilo de vida simples. Um fato curioso é que o filósofo mais conhecido da Noruega, Arne Næss, fundador do movimento de ecologia profunda, passa a maior parte do seu tempo em uma cabana rústica e geograficamente isolada nas montanhas entre Oslo e Bergen. E está longe de ser o único. Milhares de noruegueses passam os fins-de-semana e os feriados em cabanas familiar, que, em condições ideais, deverá estar situada num local desabitado e cercada pela paisagem incólume das montanhas.
As caminhadas e passeios a pé são um modo de sair da casa, como os noruegueses costumam dizer. “Deixa-se para trás a civilização e todos os seus confortos e depravação para entrarmos em contato com o nosso eu interior e sentirmo-nos pessoas autênticas”. As caminhadas e passeios podem ser efetuados num dia de semana depois do trabalho, mas normalmente trata-se de uma atividade de fim-de-semana. Uma tabela normal para medir o sucesso de um passeio é o número de pessoas que se encontra pelo caminho. Quanto menos pessoas, mais bem-sucedido será o passeio.
A adoração pela natureza na Noruega tem muitas facetas.
É oficial e tem uma faceta política; a natureza incólume é um símbolo nacional.
É privada e está associada aos rituais familiares, tal como a vida numa cabana. Mas também é pessoal e individual, e nesta área a veneração da natureza tem laivos claros de religião. A religião estatal na Noruega é a fé Luterana, mas a veneração da natureza encontra-se também fortemente enraizada.

 


 

A viagem ao redor do globo continua. Suba na garupa e venha comigo nesta aventura!

DA CHINA PARA CASA BY BIKE, compartilhando a viagem enquanto ela acontece! Toda quinta-feira um novo episódio com dicas, curiosidades e o dia a dia de uma VOLTA AO MUNDO DE BICICLETA.

Obrigado por me seguir!

Gostou desta postagem? Então curta, comente e compartilhe!

Seu envolvimento me ajuda a manter a motivação!

Você pode colaborar com este projeto ajudando e incentivando, clique no botão abaixo e conheça minha campanha de financiamento coletivo, na plataforma APOIA.se, as recompensas começam a partir de R$8,00 por mês.

2 respostas

  1. É isso ai Aurélio, parabêns pela coragem de encarar este desafio, firme na pedalada, concentração e fé, no final vai ser compensador pela alegria de cumprir a missão, alem de ter muita história para contar. Vá em frente estou torcendo por voce.
    Um Abraço,
    Jair Cesar (Sindicato dos Bancários de Marília)e tambem Maratonista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + um =