Aurélio Magalhães – Da China Para Casa by Bike

BLOG

A História do bacalhau

Pela enorme fecundidade do bacalhau, não é difícil de se imaginar que, há 1000 anos atrás, fosse encontrado em altíssima quantidade em todo o Atlântico Norte. Possivelmente, também, ele tenha sido pescado por vários povos desde a Antiguidade. Mas, se é verdade, isso se perdeu no tempo. Não se sabe ao certo quando sua pesca começou.
O que se sabe, com certeza, é que esse peixe magnífico teve um papel crucial no desenvolvimento da nossa civilização, alimentando milhões de pessoas ao longo dos séculos e viabilizando, sobretudo, as expansões marítimas. Foi pescando bacalhau que reis portugueses treinaram os marinheiros que formaram as tripulações das caravelas lusas que desvendando os oceanos redesenhou o mapa do mundo da época. Mais ainda, transformou-se na dieta básica dos navegadores do século 16. Dele, dependeram algumas economias e formas de subsistência. Desencadeou guerras e revoluções e constituiu um dos motores da expansão européia na América, gerando os primeiros movimentos de colonização das futuras Províncias marítimas canadenses e da costa Leste americana. De fato, em parte, a colonização da América do Norte foi feita com sua preciosa contribuição nutritiva. Em torno dele se desenvolveram importantes indústrias tanto pesqueiras quanto de alimentos processados.

 


 

A viagem ao redor do globo continua. Suba na garupa e venha comigo nesta aventura!

DA CHINA PARA CASA BY BIKE, compartilhando a viagem enquanto ela acontece! Toda quinta-feira um novo episódio com dicas, curiosidades e o dia a dia de uma VOLTA AO MUNDO DE BICICLETA.

Obrigado por me seguir!

Gostou desta postagem? Então curta, comente e compartilhe!

Seu envolvimento me ajuda a manter a motivação!

Você pode colaborar com este projeto ajudando e incentivando, clique no botão abaixo e conheça minha campanha de financiamento coletivo, na plataforma APOIA.se, as recompensas começam a partir de R$8,00 por mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 17 =