A região desértica e semiárida da Austrália é conhecida como Outback e cobre boa parte do interior do país. O solo é formado por uma grossa areia avermelhada. Apenas uma vegetação rasteira e alguma árvores muito resistentes são capazes de sobreviver ali, no entanto suas reservas de ferro, alumínio, urânio, chumbo, níquel, zinco e até ouro em menor quantidade, trazem imensa riqueza para o país.
Eu fui para o Outback para visitar o Parque nacional de Uluru e Kata Tjuta, Patrimônio Mundial da Unesco que fica na minúscula cidade de Yulara.
Também conhecido como Ayes Rock, Uluru é um monólito (estrutura geológica formada por uma única pedra ou rocha) no meio de uma enorme planície que lembra ao longe um gigantesco formigueiro. Por considerar a formação sagrada, os Anangus (aborígenes locais), não autorizam fotografar uma das faces da rocha que apresenta uma formação similar a um cérebro e tentam persuadir os visitantes a não escalar, embora não exista a proibição de se chegar ao topo. Segundo a lenda, há várias histórias de turistas que levaram para casa um pedaço do Monte Uluru e devolveram a lembrança alegando que traria azar. Eles dizem que foram amaldiçoados por levar uma parte do monumento, considerado sagrado para os aborígenes. O Parque responsável pela administração do monte, diz receber um pacote por dia, enviado de várias partes do mundo, com uma amostra do Uluru e um pedido de desculpas.
O Uluru apresenta uma variação notável de coloração de acordo com o horário do dia, em especial ao nascer e por-do-sol. O monte possui ainda inúmeras fendas, poços com água, cavernas e pinturas antigas.
O Kata Tjuta, também conhecido por Monte Olga, é uma formação rochosa formado por 36 domos ou cúpulas tão bonito e exótico quanto Uluru. Em uma caminhada de 2 ou 3 horas pelo conglomerado de enormes rochas vermelho-ferrugem, é possível ver um pouco da fauna e da flora do semi-árido australiano.
10 respostas
Nossa muito interesante. Tambem queremos conhecer. Um abraco.
Fiquei surpreso também…
Valeu!
Oi Tato!! Que lugar lindo!!
Encontrou aborígenes de verdade?
Bjs
Sim… tem muitos por aqui… claro que já com a cultura bem influenciada… mas ainda existem alguns centros culturais… bj
Oi, Aurélio
As imagens estão lindas. Parabéns!
Bj
Valeu Dé. bj
Que lugar mágico…LINDO !!
As fotos estão show.
Abraços.
Valeu mau..
abrc
Lugar magnifico .As fotos estão lindas !!!
Obrigado! bj