Aurélio Magalhães – Da China Para Casa by Bike

BLOG

Melbourne: Vai de bike!

Vista do Rio Yarra com o estádio e a cidade de Melbourne ao fundo.
Vista do Rio Yarra com o estádio e a cidade de Melbourne ao fundo.

Cheguei em Melbourne em um dos finais de semana mais movimentados do ano. Dia da Grand Final da Liga de futebol Australiano, o esporte mais popular do país que é uma mistura de rugby, futebol americano, e futebol. Os vermelhos de Sydnei X Os amarelos de Melbourne. A cidade estava toda colorida e o clima colaborou para deixar o final de semana ainda mais agradável.

Estação Central - Melbourne
Estação Central – Melbourne
Torcedores vão as ruas para saldar os jogadores de futebol australiano na véspera da Grand Final.
Torcedores vão as ruas para saldar os jogadores de futebol australiano na véspera da Grand Final.
Torcedor exibindo as cores dos dois times...
Torcedor exibindo as cores dos dois times… qualquer semelhança com meu amigo Jae é pura conhecidência! 

De tudo que vi em Melbourne, uma cidade de 4 milhões de habitantes, foi a relação que a população tem com a bicicleta o que mais me chamou a atenção. É incrível a quantidade de pessoas que usa a bike no dia-a-dia! Tudo bem que o clima é ameno na maior parte do ano, e a cidade é praticamente toda plana, isso contribui bastante! Mas o mais incrível é que se pode chagar a qualquer lugar da cidade por ciclovias ou ciclofaixas. Os ciclistas respeitam as leis de trânsito e são respeitados pelos motoristas, seja de carro, ônibus ou caminhão.  Aqui,  a ordem de preferência é pedestre, ciclista e automóvel… e funciona! Todo mundo cumpre o seu papel! Pedestre só atravessa na faixa e com o sinal verde, ciclista desmonta para cumprir um trecho estreito compartilhado ou quando a via está sofrendo reparos. Motorista usa a ceta, e sempre da preferência na conversão do ciclista que por sua vez da preferência ao pedestre.

Além de tudo isso, as ciclovias são excelentes! Tudo bem que caí em uma valeta e tive um prejuízo com a roda… mas voltei ontem no local para conferir. E confesso que a culpa foi minha! O trecho estava em obras e havia várias placas no local sinalizando… a paisagem me tirou a atenção. Toda vez que é preciso cruzar uma rua, as conexões entre rua e calçada são suaves, e não existe aquele soco ou se quer um pequeno desnível que possa causar danos ou desconforto ao ciclista. Quase não existe remendo no piso e toda vez que a via é compartilhada com carros ou pedestres, tem uma placa alertando.

Como minha bike está esperando uma roda nova, fiz mais de 10 km andando pela ciclovia a beira do Rio Yarra, rio que corta a cidade, que liga o bairro de Hawthon (onde fica a cede e é o nome do time da cidade que venceu a final),  onde estou hospedado, até o centro. Um verdadeiro espetáculo! Foi inevitável fazer a comparação com a ciclovia do Rio Pinheiros em São Paulo.

Ciclista usando a ciclofaixa para passear com os cachorros.
Ciclista usando a ciclofaixa para passear com os cachorros.
Ciclovia em Melbourne ao lado do rio yarra
Ciclovia em Melbourne ao lado do rio yarra
Rio Yarra, ao contrário dos nossos rios de São Paulo, com muita vida e natureza.
Rio Yarra, ao contrário dos nossos rios de São Paulo, com muita vida e natureza.
Ciclovia em Melbourne
Ciclovia em Melbourne
Menino apreciando a vista na ciclovia em Melboune.
Menino apreciando a vista na ciclovia em Melbourne.

 


 

A viagem ao redor do globo continua. Suba na garupa e venha comigo nesta aventura!

DA CHINA PARA CASA BY BIKE, compartilhando a viagem enquanto ela acontece! Toda quinta-feira um novo episódio com dicas, curiosidades e o dia a dia de uma VOLTA AO MUNDO DE BICICLETA.

Obrigado por me seguir!

Gostou desta postagem? Então curta, comente e compartilhe!

Seu envolvimento me ajuda a manter a motivação!

Você pode colaborar com este projeto ajudando e incentivando, clique no botão abaixo e conheça minha campanha de financiamento coletivo, na plataforma APOIA.se, as recompensas começam a partir de R$8,00 por mês.

Respostas de 9

  1. Oi Tato,
    Que delicia essa cidade…. O prefeito de SP está se espelhando em cidades como Melbourne…. São 400km de ciclofaixas que ele pretende entregar até o final do ano… Já se vê por todo lugar: vergueiro, domingo de moreis,sumaré,Faria Lima…. Berrini em construção, e a Paulista tb ganhará uma ciclofaixa….
    Obviamente estamos há anos luz no quesito respeito e cidadania, mas sou otimista em dizer que estamos no caminho certo.
    Tomara que vc tb se surpreenda com SP qdo voltar!
    Estou com muitas saudades!
    Beijos

  2. Q adianta uma cidade com tudo isso se o mané não presta atenção!! hehehehehe
    Só corrigindo uma coisa que a Cynthia disse, os 400 km são até o fim do ano que vem…
    Nosso prefeito, apesar de polêmico, está fazendo a lição de casa
    Aproveita aí! Foi bem legal o papo no sabadão!!!!!
    Abraço

  3. Putz, uma das coisas mais legais é chegar numa cidade e ela estar em festa por algum motivo… É aquele lance da primeira impressão… A simpatia pelo lugar acaba sendo fatal e depois a gente lembra com o maior carinho daquela cidade. É muito bom!

    Pois é, as ciclovias estão pipocando por aqui… As coisas estão acontecendo rápido. Perto da minha casa “brotaram” algumas da noite para o dia. Tô achando interessantíssimo. E junto com as ciclovias, surgem as opiniões mais diversas, mais polêmicas… Mas, com o tempo, o pessoal acostuma. 🙂

    Um beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + vinte =