Em 2012 o governo sul-coreano investiu pesado na construção de ciclovias inter municipais e busca cada vez mais incentivar a população a usar a bicicleta como forma de lazer e promoção de saúde. Oficialmente o país possui mais de 2.000 km de ciclovias pavimentadas, muito bem sinalizadas e seguras, e com boa estrutura para cicloturistas, que aumenta a cada ano.
Buscando incentivar ainda mais a prática de viajar de bicicleta, a Korea Turism Organization criou um Passaporte e distribui várias cabines de certificação pelas ciclovias. Cada cabine possui um carimbo e a cada ciclovia percorrida, uma estampa é anexada ao passaporte. Quando o passaporte é totalmente preenchido o cicloturista recebe uma medalha de honra.
Além de mapas e guias, o site: Happy Routes, oferece todas as informações necessárias para viajar de bicicleta pela Coréia do Sul.
Disparado, essa foi a melhor ciclovia que já conheci. A maior parte do percurso é por faixas exclusivas, e quando é compartilhadas com carros, são usadas sempre estradas secundárias com pouquíssimo movimento. Placas de sinalização alertam os motoristas e também guiam os ciclistas com precisão, sem causar nenhuma dúvida do caminho a seguir. Nessa primeira etapa, pedalei por 600 km e não encontrei dificuldades em seguir o percurso. Bombas de ar para encher os pneus, áreas de descanso, água e banheiros são encontrados de tempos em tempos. Sempre margeando os rios, é praticamente plana. Foram apenas 4 montanhas de no máximo 550 m de altitude.
Definitivamente o inverno deve ser evitado. Além de pedalar com temperaturas abaixo de zero, as paisagens perdem um pouco do fascínio, já que tudo está queimado pelo gelo. Se for pedalar no inverno, o melhor é seguir de Seul para Busan, pois o vento sopra prioritariamente neste sentido nesta época do ano, no verão, a coisa inverte.
Respostas de 4
Sensacional essa estrutura para o cicloturismo!
Mas e nas cidades? A infraestrutura também é legal nos centros urbanos?
Olá Leonardo, tudo legal?
Não! Assim como no Brasil eles estão implantando ciclofaixas nas grandes cidades. Nas duas cidades grandes que pedalei, Seoul e Busan, havia muitas vias exclusivas, mais do que em São Paulo, por ex., mas não em todos os lugares. Aliás, diferentemente do Brasil e de vários outros países, são os carros que tem preferência no trânsito. Estranho, não é mesmo? Tem que pedalar com muita atenção por aqui… a vantagem é que como a lei privilegia o carro, não existe dúvida, freia e deixa o carro passar… não tem erro. Mas o governo começou a olhar mais para a bike a apenas 3 anos, e me parece, pelo menos por onde passei, que eles estão mais adiantados do que nós no quesito faixa para bike.
coreano feliz e com orgulho de seu passaporte
Bela apresentação
bjs saudade
Valeu! bj