Aurélio Magalhães – Da China Para Casa by Bike

BLOG

Alerta ligado! Monções chegam neste final de semana.

Eu continuo atravancado em Allahabad, com dor de garganta e forte gripe. Fiquei muito debilitado e decidi me reabilitar para poder enfrentar as condições climáticas lá fora. Continua bem difícil progredir na Índia!

Monções são um fenômeno atribuído às diferenças de pressão e temperatura do ar sobre a terra e o mar, direcionando o vento, que hora sopra do mar para o continente, hora no sentido oposto, determinando assim, as estações de chuva e seca.  Na verdade é muito mais complexo do que isto! Pesquisando, li que cientistas acreditam que a intensidade do frio na América do Norte é determinado pelas monções asiáticas. Mas o importante nesta história toda, no meu caso, é que a estação das chuvas estão chegando! E isso vai exigir atenção! Foram as monções que determinaram o início do Projeto Ásia by Bike por exemplo. Escolhi começar em novembro para fugir da estação das chuvas.

Segunda pesquisas que fiz, por aqui, as chuvas nesta época do ano são muito parecidas com as chuvas de verão que ocorrem em São Paulo. Um baita pé d´agua que cai por alguns minutos ou horas, trazendo inundações em vários pontos, e ás vezes o volume dos rios sobe tanto que devastam pontes e estradas. Arthur Simões, um dos maiores nomes do cicloturismo nacional, conta no seu livro “O mundo ao lado” e em suas palestras, que foi pego pelas chuvas, sendo obrigado a replanejar a sua rota devido ao volume das águas.

Em meu planejamento, deveria estar em Nova Deli quando as monções chegassem, onde pretendo definir a próxima etapa do roteiro. Devido ao terremoto no Nepal, o episódio da fadiga em Pokhara, e agora a gripe e dor de garganta, me atrasei. Pretendo deixar Allahabad amanhã ou depois, pois já me sinto melhor.  São praticamente 700 km de atraso, com uma grande atração no caminho, o Taj Mahal.

Vou seguir atento com a previsão do tempo! A notícia boa é que o vento tende a mudar de lado, passando a ajudar!

 


 

A viagem ao redor do globo continua. Suba na garupa e venha comigo nesta aventura!

DA CHINA PARA CASA BY BIKE, compartilhando a viagem enquanto ela acontece! Toda quinta-feira um novo episódio com dicas, curiosidades e o dia a dia de uma VOLTA AO MUNDO DE BICICLETA.

Obrigado por me seguir!

Gostou desta postagem? Então curta, comente e compartilhe!

Seu envolvimento me ajuda a manter a motivação!

Você pode colaborar com este projeto ajudando e incentivando, clique no botão abaixo e conheça minha campanha de financiamento coletivo, na plataforma APOIA.se, as recompensas começam a partir de R$8,00 por mês.

4 respostas

  1. O slogan mais conhecido é: “_Gripe? Vitamina C e cama!” Então descanse cara, relaxe e só siga quando estiver forte para o que vem pela frente. Tem muita gente na garupa para levar. Bjs

  2. Olá meu caro! Creio que vai completar dois anos essa sua Jornada! Bicarbonato de Sódio para gargarejo é bom também! Limpa a garganta, cuide-se, abrs Sergio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 4 =