Aurélio Magalhães – Da China Para Casa by Bike

BLOG

Veliky Novgorod, uma das mais importantes cidades do Leste Europeu na era medieval.

Muito provavelmente você nunca ouviu falar em Veliky Novgorod, uma pacata cidade russa que fica a 160 km de St. Petersburgo com cerca de 200 mil habitantes. É uma das cidades mais antigas da Rússia e saiba que muitas das decisões políticas desse monumental país foram tomadas aqui. Fundada no século I, Novgorod foi o primeiro centro cultural, arquitetônico e artístico da Rússia. A primeira escola do país também foi fundada aqui, tornando-se o principal centro de alfabetização e publicações de livros da época. A cidade influenciou a pintura e a arte decorativa não só na Rússia, mas também em toda a Europa. Sua posição estratégica longe das fronteiras, e seu poderio militar avançado para os padrões da época, conseguiram preservar um complexo único de monumentos arquitetônicos e afrescos dos seculos XI ao XVII, como o mais antigo manuscrito russo, por exemplo. A primeira vez que a cidade sofreu sérios danos foi na II Guerra Mundial, fortemente bombardeada por mais de dois anos. No entanto, o governo russo se esforçou e conseguiu restaurá-la.

Igreja de Santa Sophia, o mais antigo edifício Russo. Kremlin, Veliky Novgorod. Rússia.
Igreja de Santa Sophia, o mais antigo edifício Russo. Kremlin, Veliky Novgorod. Rússia.
IMG_4472
Monumento do Milênio (1862), projetado por Mikhail Mikeshin. Monumento que imortaliza os maiores nomes do país. Kremlin de Novgorod, Rússia.
IMG_4482
Devotos na Catedral de Santa Sophia, o mais antigo edifício russo. Kremlin, Novgorod, Rússia.
IMG_4486
Casamento sendo realizado em uma linda tarde de sol a beira do Rio Volkhov, em frente ao Kremlin de Novgorod, Rússia.

Novgorod exala história! A Catedral de Santa Sophia por exemplo, é o mais antigo sobrevivente edifício russo. Erguida em 1045, está protegida pela mais antiga fortaleza russa, ou Kremlin. O Kremlin de Novgorod é mais antigo que o de Moscou, sendo citado pela primeira vez em 1044. Dentro do Kremlin, além da catedral, o conjunto de sinos de Santa Sophia, o Palácio do Arcebispo e o monumento em homenagem ao milênio recebem destaque especial. A cidade ainda possui vários museus com exposições das mais variadas, como jóias, bordados, achados arqueológicos, pinturas, esculturas e manuscritos em casca de tronco de bétulas (árvores típicas da região).

As águas do rio Volkhov passam lentamente ao lado da fortaleza, que com o sol de verão, trazem um charme todo especial a cidade. Minha visita foi rápida. Yuri, meu anfitrião, me guiou em um tour de bike que me deixou com gostinho de quero mais. Para quem, que como você, nunca tinha ouvido falar, Veliky Novgorod acabou sendo uma agradável surpresa!

Kremlin, fortaleza em Novgord, Rússia.
Kremlin, fortaleza em Novgorod, Rússia.
Novgord, Rússia.
Novgorod, Rússia.
Yuri e eu em Novgord, Rússia.
Yuri (couchsurfing) e eu em Novgord, Rússia.

 


 

A viagem ao redor do globo continua. Suba na garupa e venha comigo nesta aventura!

DA CHINA PARA CASA BY BIKE, compartilhando a viagem enquanto ela acontece! Toda quinta-feira um novo episódio com dicas, curiosidades e o dia a dia de uma VOLTA AO MUNDO DE BICICLETA.

Obrigado por me seguir!

Gostou desta postagem? Então curta, comente e compartilhe!

Seu envolvimento me ajuda a manter a motivação!

Você pode colaborar com este projeto ajudando e incentivando, clique no botão abaixo e conheça minha campanha de financiamento coletivo, na plataforma APOIA.se, as recompensas começam a partir de R$8,00 por mês.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − dez =