Depois de visitar Tunes, a capital da Tunísia, segui para Ilha de Djerba sem saber direito como seria minha estadia por lá. Enquanto viajava, Mak, meu anfitrião, tentava estabelecer com seu network, contatos que pudessem me ajudar na ilha.
Cheguei por volta das 6h da manhã. Montei minha bike, organizei os alforjes e enquanto tomava meu café da manhã em um boteco na rodoviária, recebi uma mensagem de Mak com um número de telefone: “_ Liga para esse número. Samir vai te ajudar!
E que ajuda! O Sr. Samir, um recente aposentado, nascido e criado na Ilha de Djerba, me levou para sua casa e foi logo tratando de organizar minha estadia em um dos mais procurados destinos turístico da Tunísia. Com 53 anos, O Sr. Samir fez recentemente sua primeira viagem de bicicleta e se encantou! Casado com a Sra. Latifa, tem um filho chamado Hakin. Eles moram em uma deliciosa casa no distrito de Ghizen, no meio da Ilha que possui aproximadamente 510 km² de área e 150 mil habitantes divididos em vários distritos, sendo Houmt Souk sua capital. A ilha é famosa entre outras coisas, por estar na rota migratória dos flamingos rosas. Mas infelizmente eles só chegam no inverno. Mesmo assim, a Ilha dos Flamingos Rosas, que na verdade é uma península, recebe milhares de turistas todos os dias no verão que se deliciam nas águas mornas e esverdeadas do Mar Mediterrâneo.
O Sr. Samir me guiou em um bike tour, organizou passeios nos principais pontos turísticos e me apresentou pratos típicos deliciosos. Aliás a Sra. Latifa cozinha maravilhosamente bem!
Fomos a Erriadh, uma vila decorada por artistas de rua do mundo inteiro, que juntamente com a arquitetura local, transformou-a em uma grande atração. Visitamos o museu de história da ilha, sinagogas, a fábrica de cerâmicas e várias outras atrações.
Por fim, o Sr. Samir organizou uma entrevista ao vivo na rádio local! Foram 30 minutos de conversa onde pude, com ajuda do meu tradutor oficial, Moez, falar um pouco da minha experiência em viajar de bicicleta.
Para minha surpresa o Sr. Samir se candidatou a pedalar comigo até Tunes. Amanhã. daremos início a nossa viagem que terá mais de 600 km ao longo da costa da Tunísia.
Com todos as atividades programadas e difícil acesso à internet, deixo registrado aqui mais uma parte da minha aventura! Nos vemos em breve!