TEMPORADA NOVA ZELÂNDIA –
EPISÓDIO #6 –
O glaciar Fox é uma geleira situada no Parque Nacional de Westland na costa oeste da Ilha do Sul da Nova Zelândia.
Com 2.600 m de altura e 13 km de extensão que vão dos Alpes até à costa litorânea, o Fox Glaciar é uma das geleiras mais acessíveis do mundo, recebendo mais de 1000 visitantes por dia na alta temporada. É um dos únicos glaciares do mundo que termina em uma exuberante floresta húmida e que apesar de ter diminuído de tamanho no último século, ao contrário da grande maioria de geleiras do mundo, vem crescendo um metro por semana desde 1985, contrariando assim, a teoria do aquecimento global.
O Fox Glaciar é nutrido por 4 geleiras alpinas que absorvem cerca de 30 metros de neve por ano. Essa neve compactada centenas de metros ao longo dos anos, recebe o nome de gelo azul, que desliza morro abaixo, formando uma cascata magnífica de 300 metros de espessura.
Pressionado por um vale íngreme, e pela pressão atmosférica, o gelo derrete, que associada a grande quantidade de neve derretida do topo, faz com que ás águas fluam bem mais rápido que a maioria das geleiras do mundo. Esse feito causa rachaduras profundas e o derretimento superficial cava sulcos na superfície que alimentam o rio Fox, que corta a verdíssima floresta tropical e desagua no Mar da Tasmânia. A oportunidade de caminhar entre as geleiras é uma experiência incrível!
O passeio é tão surreal que não foi possível andar 30 metros sem fazer uma foto! Caminhar nos apertados túneis azuis formados pelo derretimento da neve emocionou a todos nós! Claro, quando o túnel foi se estreitando, essa emoção também gerou apreensão e adrenalina e um certo alívio quando voltamos a superfície.
A experiência de desbravar o Fox Glaciar foi uma das grandes experiências vividas na viagem, e poder sentir essa emoção ao lado da minha filha foi indescritível!