TEMPORADA ÍNDIA –
EPISÓDIO #9 –
Cicloturismo na Índia – O templo dos ratos – Bikaner
O Templo dos Ratos foi uma das coisas mais bizarras que já vi na vida!
A primeira vista este templo parece com todos os milhares de templos da índia. Mas além dos Deuses e santos, esse templo também é lar de outras divindades… os ratos!
Localizado em Deshnok, próximo a Bikaner, esse santuário também chamado de Karni Mata, foi erguido em homenagem a Deusa Durga, que possui 3 olhos, 8 mãos, e já nasceu adulta. Filha do deus Brahma e Shiva, seria requintadamente bela, com cabelos exuberantes e ornamentada com pérolas, pedras preciosas e ouro. Foi criada como uma guerreira para combater os demônios.
Os ratos são venerados porque os hindus acreditam eles que são descendentes de seus ancestrais e que Karni Mata que viveu no século XIV foi uma encarnação da Deusa Durga.
Os hindus acreditam que quando um familiar morre ele volta a vida como rato e quando o rato morre ele volta como ser humano.
Acredita-se que mais de 20 mil ratos vivem aqui, atraindo milhares de fiéis que os veneram e turistas de todas as partes do mundo incrédulos como eu.
Os fies trazem oferendas como cestas de frutas e leite para os roedores e homenageiam a Deusa com orações e cânticos de frente a um pequeno altar, chegando a compartilhar as oferendas com os ratos e a beijar o chão em busca da benção sagrada. É de embrulhar o estômago!
A lenda diz que se encontrar um rato branco terá sorte pelo resto da vida! Será? Enquanto os fies parecem super à vontade em meio a rataiada, me arrepio com a obrigatoriedade de ter que entrar no templo descalço. Confesso que calcei sacos plásticos que atraíram vários olhares curiosos como se o estranho fosse eu!
Essa é mais uma crença mirabolante da religião hindu.
A viagem ao redor do globo continua! 4
A CHINA PARA CASA BY BIKE, compartilhando a viagem enquanto ela acontece! Toda quinta-feira um novo episódio com dicas, curiosidades e o dia a dia de uma VOLTA AO MUNDO DE BICICLETA.
Obrigado por me seguir!