Aurélio Magalhães – Da China Para Casa by Bike

BLOG

Cicloturismo na Rússia – A incrível São Petersburgo

TEMPORADA RÚSSIA –

EPISÓDIO #4 –

Fundada em 1703, por Pedro “o Grande”, São Petersburgo é a segunda maior cidade da Rússia com quase 5 milhões de habitantes.

Situada às margens do Rio Neva, foi a capital entre 1712 e 1918. No decorrer de sua história, São Petersburgo também foi chamada de Petrogrado e Leningrado.

São Petersburgo é um importante centro econômico, científico e industrial, com destaque para a construção de navios, aviões e armamentos bélicos.

Durante a 2ª Guerra Mundial, os nazistas invadiram a União Soviética e sitiaram a cidade, então Lelingrado, entre setembro de 1941 a janeiro de 1944. Com o cerco, os habitantes padeceram de fome e doenças que deixaram mais de 1 milhão de mortos.

A cidade se tornou incrivelmente verde, com centenas de parques, praças e jardins, que associado aos canais e pontes, que lhe renderam o apelido de Veneza do Norte, e seu incrível conjunto arquitetônico, oferecem uma atmosfera muito agradável à cidade.

A arquitetura histórica de São Petersburgo, é principalmente formada em estilo Barroco e Neoclássico do século XVII e XIV, e são listados pela UNESCO como Patrimônio Mundial desde 1991.

O Hermitage é um dos maiores museus de arte do mundo. Seu acervo contem itens de praticamente todas as épocas e estão distribuídos em dez prédios com fachadas lindíssima, com destaque para o Museu Russo, o Palácio de Mármore, o Edifico do Almirantado e o Palácio de Inverno, residência oficial dos Czares até a queda da monarquia em 1817.

A Praça do Palácio com a Coluna de Alexandre é uma grande referência política para os locais e turística para os visitantes. Outro lugar de destaque é a Ilha Zayachy, que abriga a primeira construção da cidade.

A Fortaleza de São Pedro e São Paulo foi erguida para proteger o país dos ataques suecos durante a Grande Guerra do Norte travada no início do século XVIII. A fortaleza atrai milhares de turistas todos os anos e tem como destaque a Catedral de São Pedro e são Paulo e suas torres que podem ser avistadas de vários pontos da cidade. A fortaleza também foi transformada em prisão política e ficou famosa por ter em seu calabouço um dos mais importantes personagem da literatura russa. O escritor, filósofo e jornalista Dostoiévski ficou confinado aqui por 8 meses antes de ser enviado a um campo de trabalhos forçados na Sibéria.

A Catedral do Sangue Derramado é uma igreja ortodoxa construída onde o Czar Alexandre II foi assassinado. As obras foram iniciadas em 1883 e finalizadas apenas em 1907. Um dos símbolos mais emblemáticos de São Petersburgo, sua arquitetura é denominada “estilo russo”, personificando o templo ortodoxo russo, com cúpulas, abóbodas, pilares, torres, campanários. As paredes cobertas por adornos elaborados e detalhados formam mosaicos com caráter festivo e sua decoração interna forma uma das maiores coleções de mosaicos monumentais da Europa.

São Petersburgo possui um excelente sistema de transporte público que inclui ônibus, bondes, trólebus, metrô, hidrofílicos e táxis aquáticos. No entanto se locomover de bicicleta nesta época do ano é surpreendentemente fácil, já que a cidade é compacta e incrivelmente plana. A malha ciclo viária não é lá essa coisas, se concentrando ao longo do rio Neva e por alguns corredores importantes da cidade. Mesmo assim é muito maior que a maioria das cidades brasileiras, se não todas, e os motoristas são muito mais cuidadosos. O ponto negativo é que as placas de transito estão escritas em cirílico e na sua grande maioria não são traduzidas para o inglês. Confesso que pedalar com o Tim, morador local, foi mais fácil que pedalar sozinho!

 


 

A viagem ao redor do globo continua. Suba na garupa e venha comigo nesta aventura!

DA CHINA PARA CASA BY BIKE, compartilhando a viagem enquanto ela acontece! Toda quinta-feira um novo episódio com dicas, curiosidades e o dia a dia de uma VOLTA AO MUNDO DE BICICLETA.

Obrigado por me seguir!

Gostou desta postagem? Então curta, comente e compartilhe!

Seu envolvimento me ajuda a manter a motivação!

Você pode colaborar com este projeto ajudando e incentivando, clique no botão abaixo e conheça minha campanha de financiamento coletivo, na plataforma APOIA.se, as recompensas começam a partir de R$8,00 por mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − dois =