Aurélio Magalhães – Da China Para Casa by Bike

BLOG

Cicloturismo na Turquia – Entre Istambul e a Capadócia

TEMPORADA TURQUIA –

EPISÓDIO #2 –

Istambul possui uma curiosidade, ela é a única cidade do mundo que se encontra em dois continentes, localizada na Turquia, ela se localiza parte no continentes europeu e parte no continente asiático.

Depois de 3 semanas em Istambul na casa de Oz Gun, chegou a hora de voltar para a estrada. O desafio agora seria pedalar cerca de 670 km até a Capadócia.

Levamos 12 dias, e desta vez, foi apenas Eric e eu, já que Marc deu sua viagem de bicicleta encerrada em Istambul. Se você ainda não viu o episódio anterior, é só clicar na PLAYLIST TURQUIA.

Decidimos deixar a cidade fazendo uma travessia de balsa pelo Mar de Mármara até Mudanya. Foi a mesma estratégia que usamos para chegar. O porto fica bem no centro da cidade e uma travessia, parece ser o melhor a fazer para fugir do trânsito mortal dos arredores da cidade.

De Mudanya seguimos para Bursa, que está localizada em um importante entroncamento rodoviário, nada agradável de se pedalar. Aliás, esta foi uma etapa bastante perigosa, com carros trafegando em alta velocidade. Sempre que possível, escolhíamos estradinhas secundárias mais tranquilas, no entanto, quilômetros á frente, caíamos novamente na autoestrada, que na maioria das vezes, possui acostamento largo, limpo e de boa qualidade. Em contrapartida, oferecem uma paisagem monótona, com vastos descampados dedicados a plantações de trigo e soja.

Já nas estradinhas, as subidas são mais duras, mas a tranquilidade de pedalar na zona rural, te apresenta uma população muito dócil e carinhosa, e com uma generosidade espontânea, incomparável! Confesso que muitas vezes fiquei comovido com a generosidade desse povo simples e trabalhador. Eu chamo de generosidade espontânea o fato de ser surpreendido com algum tipo de ajuda ou doação. Tipo, uma garrafinha de água gelada, um lanche, um lugar para passar a noite, ou mesmo um copo de chay. Foi tocante receber o carinho dos turcos.

Tivemos a oportunidade de passar um final de semana com membros do WS, que além de nos receber dentro de casa, fizeram questão de nos mostrar algumas de suas tradições. Desde um jantar em família, até um churrasco no parque.

Depois que passamos pelo lago Tuz Golu, o 2° maior e responsável por 70% do sal consumido na Turquia, já pertinho da Capadócia, a paisagem voltou a ficar agradável, com montanhas altas, cheias de neve.

Entre Istambul e a Capadócia, saímos do nível do mar e chegamos a 1350 metros de altitude, em um terreno bastante ondulado, sempre escalando uma ou duas montanhas por dia. Foram quase 5500 metros de ganho de altimetria neste trecho.

Em Sereflikoçhisar, após dormimos em uma mesquita, o pneu de Eric amanheceu murcho. Era sexta-feira, o dia mais importante para os muçulmanos e todos que chegavam para a cerimônia vinham até nós, independente da idade. A parte boa desse perrengue foi conhecer Mesut, o Imame da mesquita. O Imame é o pregador do Islã. Além de nos abrigar na mesquita, Mesut nos ofereceu apoio, todas as refeições do dia, e muito mais… Chegando até nos encabular com tanta generosidade. Foi mais um encontro muito especial onde tivemos a oportunidade de nos infiltrar na cultura local. As crianças também passaram o tempo todo conosco, fazendo perguntas através do tradutor do celular.

Já estava perto de pedalar 30.000 km e meu pneu havia furado apenas uma vez… Hoje, depois de 65.000 km, já são 14 furos!

Não pagamos hospedagem neste trecho. Além da barraca, dormimos em praça, posto de gasolina, debaixo de uma cobertura de um café, dentro de mesquitas, em um posto de socorristas 24h, e nas casas dos locais. Aliás, a população continuou sendo o grande diferencial da Turquia. Sempre encontramos pessoas hospitaleiras e dispostas a ajudar.

Fizemos uma bela parceria que vai deixar saudade! Eric é mais um amigo que fiz para a vida toda! Queria deixar um abraço também para o Marc, outro ótimo companheiro e amigo! Valeu Marc! Valeu Eric! Muito obrigado! Nos vemos na Temporada Alemanha!

No próximo episódio vamos explorar a Capadócia!

 


 

A viagem ao redor do globo continua. Suba na garupa e venha comigo nesta aventura!

DA CHINA PARA CASA BY BIKE, compartilhando a viagem enquanto ela acontece! Toda quinta-feira um novo episódio com dicas, curiosidades e o dia a dia de uma VOLTA AO MUNDO DE BICICLETA.

Obrigado por me seguir!

Gostou desta postagem? Então curta, comente e compartilhe!

Seu envolvimento me ajuda a manter a motivação!

Você pode colaborar com este projeto ajudando e incentivando, clique no botão abaixo e conheça minha campanha de financiamento coletivo, na plataforma APOIA.se, as recompensas começam a partir de R$8,00 por mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − treze =