Aurélio Magalhães – Da China Para Casa by Bike

BLOG

Cicloturismo na Turquia – Capadócia

https://youtu.be/pQiazTo–Ng

TEMPORADA TURQUIA –

EPISÓDIO #3 –

Seguindo a tradição turca, tivemos uma grande recepção ao chegar a Capadócia. Através de uma rede de contatos, Semih e sua família nos receberam em sua chácara com um banquete. Extremamente generoso, Semih nos ofereceu sua chácara por tempo indeterminado e com isso, tivemos tempo para descansar, organizar a próxima perna da viagem e conhecer as principais atrações da região com calma.

Apesar do banho de mangueira de água fria, demos a sorte de encontrar um lugar aconchegante que nos deu total privacidade, só quebrada pelo nosso anfitrião a cada dois dias, que sempre trazia alguma coisa do mercado para cozinhar e bater papo. A chácara de Semih fica na cidade de Nar, cerca de 16 km de Goreme, o coração da Capadócia.

Existem mais de 30 cidades subterrâneas na Capadócia. As mais famosas são Derinkuyu e Kaymalkli a que visitamos. O conjunto subterrâneo de Kaymalkli, localizado na região da Capadócia possui 8 andares abaixo do nível do solo, sendo 4 abertos ao público. Com passagens estreitas e com longos túneis baixos, sinuosos e inclinados, as cidades subterrâneas foram construídas para servir de abrigo e esconderijo quando exércitos inimigos se aproximavam. Equipada com estábulos, adegas, armazéns, cozinhas, salas de repouso, quartos e igrejas, estima-se que mais de 3.000 pessoas habitaram essa cidade subterrânea.

O calcário poroso predominante na região da Capadócia é de fácil escavação, e sua superfície exótica é desenhada por formações geológicas únicas, provenientes de atividades vulcânicas e pela erosão da chuva e do vento durantes séculos. Sugere-se que as cavernas remontam a época dos Hititas, 1300 a.C., sendo expandidas ao longo dos séculos. Vale a pena contratar um guia, para entender melhor como funcionava o sistema de fuga e proteção, ventilação, e como supostamente as pessoas se organizavam para se alimentar e viver longos períodos lá dentro.

O Castelo de Uçhisar é o ponto mais alto da Capadócia, pelo menos turisticamente falando. De origem vulcânica, lembra um cenário de ficção científica, ou simplesmente um enorme formigueiro. O castelo oferece a melhor vista do horizonte.

O museu de Goreme faz parte do Patrimônio Mundial da Unesco desde 1984. O acervo é formado basicamente por igrejas escavadas nas rochas, com destaque para a Igreja Escura, a mais conservada e colorida, com painéis que ilustram acontecimentos bíblicos.

Lar de uma das maiores comunidades da região, o Museu a céu aberto de Zelve só foi desocupado na década de 50, devido ao risco de desabamento causado por erosões. O museu está localizado em 3 vales interligados que são protegidos por montanhas íngremes de coloração avermelhadas. As montanhas foram escavadas e transformadas em aldeia. É o melhor exemplo da verdadeira arquitetura local.

Todos os vales possuem formações geológicas bem interessantes. Mas a melhor maneira de apreciá-los é fazendo um passeio de balão! E é isso que a Capadócia oferece de melhor. De balão a perspectiva muda! O balão chega de mansinho por cima, devagar, bem pertinho das formações, oferecendo tempo para apreciar os detalhes. Sem falar na vista do sol nascendo! Uma energia boa! Uma emoção incrível!

O voo dura entre 45 minutos e 1 hora, de acordo com as condições climáticas. É um passeio caro! Mas posso dizer que vale apena! Assim como valeu cada quilômetro pedalado para chegar até aqui!

Para economizar, vá direto a uma operadora. Eu fui na Anatollian Ballon, e consegui 33% de desconto.

Eric esperou a namorada e ficou na região por mais um tempo, enquanto eu segui pedalando para o sul! Queria deixar registrado aqui, meu muito obrigado a Semih e toda sua família.

 


 

A viagem ao redor do globo continua. Suba na garupa e venha comigo nesta aventura!

DA CHINA PARA CASA BY BIKE, compartilhando a viagem enquanto ela acontece! Toda quinta-feira um novo episódio com dicas, curiosidades e o dia a dia de uma VOLTA AO MUNDO DE BICICLETA.

Obrigado por me seguir!

Gostou desta postagem? Então curta, comente e compartilhe!

Seu envolvimento me ajuda a manter a motivação!

Você pode colaborar com este projeto ajudando e incentivando, clique no botão abaixo e conheça minha campanha de financiamento coletivo, na plataforma APOIA.se, as recompensas começam a partir de R$8,00 por mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × cinco =