Aurélio Magalhães – Da China Para Casa by Bike

BLOG

Dim Sum – Petisco Chinês

Dim Sum
Dim Sum

A principal razão que me levou a escolher o Sudeste Asiático como destino da minha cicloviagem foi a gastronomia. Com um cronograma mais flexível se comparado com a viagem da Noruega, vou atrás das melhores oportunidades de se infiltrar na cultura local através da comida. Em Hong Kong, onde inicio a viagem, meu desafio gastronômico é provar os deliciosos Dim Sum da cidade.

O Dim sum são pasteizinhos fritos ou cozidos no vapor, com diferentes recheios, servidos em pequenas porções em cestos de bambu ou travessas de porcelanas. A massa é feita de farinha ou amido de trigo, milho ou batata. Os recheios são de legumes, peixe, porco, frango com porco, pato com porco, frutos do mar com frango e por aí vai! As porções são sempre acompanhadas de chá, na maioria vermelho ou de jasmim.

O Dim Sum é para o chinês, o que a tapa é para o espanhol, o antepasto é para o italiano, ou o petisco é para o brasileiro. O Dim sum surgiu na China na época da seda, entre os séculos IX e X. Cansados, os mercadores que trabalhavam na Rota da Seda paravam em Casas de Chá para se recomporem. Os proprietários dos estabelecimentos logo ofereciam a iguaria como cortesia, agradecendo a preferência. Daí vem o nome Dim Sum, que traduzido significa “tocar o coração”.

 


 

A viagem ao redor do globo continua. Suba na garupa e venha comigo nesta aventura!

DA CHINA PARA CASA BY BIKE, compartilhando a viagem enquanto ela acontece! Toda quinta-feira um novo episódio com dicas, curiosidades e o dia a dia de uma VOLTA AO MUNDO DE BICICLETA.

Obrigado por me seguir!

Gostou desta postagem? Então curta, comente e compartilhe!

Seu envolvimento me ajuda a manter a motivação!

Você pode colaborar com este projeto ajudando e incentivando, clique no botão abaixo e conheça minha campanha de financiamento coletivo, na plataforma APOIA.se, as recompensas começam a partir de R$8,00 por mês.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + 9 =