Aurélio Magalhães – Da China Para Casa by Bike

BLOG

Um dia inesquecível nos Túneis da Guerra do Vietnã

Hoje fui visitar os famosos túneis de Cù Chi, nos arredores de Saigon com a simpática Ninivong, que me foi apresentada por Sôt, aquela garotinha que me ajudou a trocar dinheiro.

Valeu Ninivong! Muito obrigado!

Ninivong, sua sobrinha e o guia nos túneis de Cù Chi
Ninivong, sua sobrinha e o guia nos túneis de Cù Chi

Construídos durante a Guerra do Vietnã, os túneis foram usados pelos vietnamitas como esconderijos durantes os violentos combates, bem como serviram como rede de comunicação e rotas de abastecimento, hospitais, celeiro de alimentos, alojamentos e esconderijo de armas e munição. A rede de túneis de Cù Chin se estende por mais de 250 km e foram de fundamental importância para os vietnamitas terem sucesso na guerra. 

IMG_0598

Eu percorri um pequeno trecho de 60 m dentro de um dos túneis e pude perceber o quão dura foi a vida dos vietnamitas durante a guerra. Eu encontrei apenas alguns morcegos, mas na época os túneis eram infestados de formigas, escorpiões, aranhas, e muitos outros animais venenosos. A malária matou muito dos combatentes. Passei 5 minutos lá em baixo e saí encharcado de suor. Durante a guerra, os soldados passavam o dia trabalhando dentro dos túneis e só saíam pela noite para verificar os campos de colheita e abastecer, ou lutar contra o inimigo. Durante os bombardeios ou movimentos das tropas inimigas passavam dias lá embaixo sem poder sair. 

No mesmo refeitório que foi usado durante a guerra, pude experimentar a refeição diária dos soldados. Mandioca cozida e farofa de amendoim com sal e açúcar.

Refeitório subterrâneo usado durante a guerra.
Refeitório subterrâneo usado durante a guerra.

 

 


 

A viagem ao redor do globo continua. Suba na garupa e venha comigo nesta aventura!

DA CHINA PARA CASA BY BIKE, compartilhando a viagem enquanto ela acontece! Toda quinta-feira um novo episódio com dicas, curiosidades e o dia a dia de uma VOLTA AO MUNDO DE BICICLETA.

Obrigado por me seguir!

Gostou desta postagem? Então curta, comente e compartilhe!

Seu envolvimento me ajuda a manter a motivação!

Você pode colaborar com este projeto ajudando e incentivando, clique no botão abaixo e conheça minha campanha de financiamento coletivo, na plataforma APOIA.se, as recompensas começam a partir de R$8,00 por mês.

7 respostas

  1. Oi Aurélio,
    Nossa, adorei essa passagem!!!
    Fiquei imaginando como teria sido isso na época da guerra!!!Sensacional!!
    Fotos espetaculares!!!
    Continue postando, é tudo muito interessante
    Ab

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + 7 =