Hoje fui visitar os famosos túneis de Cù Chi, nos arredores de Saigon com a simpática Ninivong, que me foi apresentada por Sôt, aquela garotinha que me ajudou a trocar dinheiro.
Valeu Ninivong! Muito obrigado!
Construídos durante a Guerra do Vietnã, os túneis foram usados pelos vietnamitas como esconderijos durantes os violentos combates, bem como serviram como rede de comunicação e rotas de abastecimento, hospitais, celeiro de alimentos, alojamentos e esconderijo de armas e munição. A rede de túneis de Cù Chin se estende por mais de 250 km e foram de fundamental importância para os vietnamitas terem sucesso na guerra.
Eu percorri um pequeno trecho de 60 m dentro de um dos túneis e pude perceber o quão dura foi a vida dos vietnamitas durante a guerra. Eu encontrei apenas alguns morcegos, mas na época os túneis eram infestados de formigas, escorpiões, aranhas, e muitos outros animais venenosos. A malária matou muito dos combatentes. Passei 5 minutos lá em baixo e saí encharcado de suor. Durante a guerra, os soldados passavam o dia trabalhando dentro dos túneis e só saíam pela noite para verificar os campos de colheita e abastecer, ou lutar contra o inimigo. Durante os bombardeios ou movimentos das tropas inimigas passavam dias lá embaixo sem poder sair.
No mesmo refeitório que foi usado durante a guerra, pude experimentar a refeição diária dos soldados. Mandioca cozida e farofa de amendoim com sal e açúcar.
7 respostas
Muito legal, Aurélio !!
Deve ser uma experiência ímpar andar por esses túneis. Grande abraço e boas pealadas. Aguardando novas histórias.
Foi uma experiência muito legal mesmo Mau… Ao mesmo tento excitante e claustrofóbica digamos assim… Mas nunca mais vou esquecer… Mais um sonho realizado! Um abrc
Que legal!! Essa viagem tá sendo demais, hein?? Beijos!!
Show de bola… inesquecível!
Quanta história! que legal!!!
Oi Dri, legal né?! Ainda tem mais… bj
Oi Aurélio,
Nossa, adorei essa passagem!!!
Fiquei imaginando como teria sido isso na época da guerra!!!Sensacional!!
Fotos espetaculares!!!
Continue postando, é tudo muito interessante
Ab