Entre 15 e 20 dias procuro dar uma geral na bike. Um limpeza simples no quadro, câmbios, corrente, roda e etc… Dou uma olhada nas pastilhas de frio, verifico os parafusos de fixação dos bagageiros, dou uma olhada nos aros e outras coisas mais… A lubrificação dos conjuntos e da corrente é mais fácil detectar enquanto estou pedalando e faço sempre que noto algo errado ou algum ruído diferente. É assim que venho fazendo já a muito tempo e tem dado certo. Tudo isso aumenta a confiança e evita problemas mecânicos, e consequentemente ficar parado na estrada.
Meses atrás, ainda na Ásia, notei uma pequena fissura na roda, exatamente no ponto de fixação de um raio. Venho monitorando isso com frequência e ontem, quando passei em uma valeta com certa velocidade, a roda bateu forte e começou a fazer um ruído diferente.
Putz! É muito difícil encontrar uma valeta nas ciclovias na Austrália e bem na hora que eu me distraí com o lindo visual… pumba!!! O terreno declinado acelerou a toada e passei com tudo na valeta! A roda bateu forte duas ou três vezes… e começou aquele ronc ronc intermitente, toda vez que a roda da um giro completo.
Dormi com isso na cabeça e pela manhã fui fazer a geral na bike. Constatei mai 3 fissuras. Esse é o preço de quem pedala com muito peso.
A roda empenou consideravelmente e achei melhor trocar. Já encomendei uma nova e tudo deve ser resolvido até terça-feira no final do dia. Por sorte, estou em Melbourne, uma cidade com vários pontos de interesse.
Respostas de 6
Putzzzz!!! Sorte e azar ao mesmo tempo!!! Azar de ter acontecido mas sorte de estar perto de Melborne!
Força aí!
Bjs
Não é menina… Bj
Nossa Meu querido vc é tão cuidadoso e deixou o pneu chegar nesse ponto
Se cuida garoto vc ainda está longe de casa
Sentimos saudade
A vista da cidade nublada realmente linda de se ver mas não se distraia ok Bj
Vez ou outra a distração é inevitável… Foi com a roda… não com o pneu… milhares de quilômetros rodados… Até que aguentou bastante! bj
Hi Aurelio,
I also know the problem with the broken rims/wheels. Plaese take at the new rims with additional eyes into the holes for the spokes. These rims/wheels bear much more weight then the regulare.
Your Friend and Bikedoctor Ronny!
Thank you my expert friend!
I changed the wheel for a more sturdy .. It’s a lot of weight … Yesterday I flew and had the opportunity to weigh my stuff. 53 kg … phew! Here comes slope!
Miss you my friend!
Tks