Aurélio Magalhães – Da China Para Casa by Bike

BLOG

Cicloturismo na Croácia – Parque Nacional de Plitvice, passei quatro dias nas montanhas nevadas dos Balcãs

TEMPORADA CROÁCIA –

EPISÓDIO #1 –

Neste trecho, atravessamos picos entre 800 e 1000m de altitude, em um terreno bastante ondulado. Enfrentamos temperatura de – 2 °C e rajadas de 70 km/h que nos fez forçar o pedal mesmo na descida! O vento foi tão forte que as autoridades fecharam a estrada por 3 dias.

A ideia era cruzar a montanha o mais rápido possível e chegar ao nível do mar, para aproveitar o clima mais ameno do litoral adriático. Levamos 4 dias para cruzar as montanhas Balcãs, um deles, dedicado a conhecer o parque mais visitado da Croácia.

O Parque Nacional de Plitvice, fica na Cordilheiras Balcânica, faz fronteira com a Bósnia, e está na rota para o Mar Adriático. Fundado em 1949, tornou-se Patrimônio Mundial da UNESCO em 1979, recebendo mais de 1 milhão de visitantes todos os anos. Com belos lagos de tons azul e verde interligados por cascatas, as águas cortam o desfiladeiro, e é possível caminhar por passarelas que atravessam e circundam as águas, oferecendo lindas vistas. Com a forte nevasca, as trilhas e as passarelas foram fechadas e nossa visita ficou comprometida, até parece que o destino queria me pregar uma peça.

Com luvas, roupas e meias apropriadas, conseguimos nos manter aquecido, e mesmo quando a tecnologia não dava conta, improvisamos com o velho e bom jeitinho do cicloturista. Um saco plástico nas mão, virou a solução para manter as luvas secar e não ter que vestir molhada e fria no outro dia.

Enfrentamos um trecho duro, com longas subidas e um dos piores ventos que já enfrentei em cima da bicicleta. A Cynthia, mais uma vez, demonstrou bravura, determinação, coragem e sabedoria, e conseguiu vencer o difícil desafio de pedalar dias seguidos com nevascas. Sofreu um pouco a bichinha… mas tenho certeza que ela nunca mais vai esquecer esses dias!

Para entender como se vestir para enfrentar o inverno, confira o vídeo sobre o meu guarda roupas, que eu vou deixar na janelinha no final deste vídeo. É só clicar e conferir todo o meu guarda roupa e entender em que situações usar cada combinação.

No próximo episódio, vamos pedalar pelo litoral croata.

 


 

A viagem ao redor do globo continua. Suba na garupa e venha comigo nesta aventura!

DA CHINA PARA CASA BY BIKE, compartilhando a viagem enquanto ela acontece! Toda quinta-feira um novo episódio com dicas, curiosidades e o dia a dia de uma VOLTA AO MUNDO DE BICICLETA.

Obrigado por me seguir!

Gostou desta postagem? Então curta, comente e compartilhe!

Seu envolvimento me ajuda a manter a motivação!

Você pode colaborar com este projeto ajudando e incentivando, clique no botão abaixo e conheça minha campanha de financiamento coletivo, na plataforma APOIA.se, as recompensas começam a partir de R$8,00 por mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + 7 =