Desde que me despedi da minha irmã no aeroporto em Budapeste, vinha imaginando como seria o meu Natal. Lá no Brasil, toda minha família reunida e se confraternizando em meio a muita comida boa, bebidas, brincadeiras e colocando o papo em dia, já que o Natal é o evento do ano em que os Magalhães, Tanuris e Caetanos se encontram em maior número. Sobrenomes que representam parte da minha família. Leitoa, carneiro, peru, e mais um montão de guloseimas, que quando são colocadas à mesa, é impossível não se lembrar da Vó Nega. Ela sempre foi responsável por preparar tudo, e passou a sua mágica para as mãos da minha mãe, tias e tios, que são responsáveis por continuar com a tradição; e nunca deixaram a peteca cair depois que a Vó, “saiu fora antes do combinado”.
Confesso que o Natal é o período do ano mais difícil da viagem quando se fala em saudade, isso porque além de tudo, anuncia a aproximação de mais um aniversário da minha filha Ana Laura… Eita saudade que machuca!!!
Bom, desde que parti para o meu sonho de dar a volta ao mundo de bicicleta, esse será o terceiro Natal longe de casa. O primeiro foi melancólico. Estava na China, na fronteira do Vietnã. Um lugar, que pelas tradições, nem se fala em Jesus.
O segundo, quase passou despercebido com as dificuldades e os encantamentos entre as montanhas da Nova Zelândia (Nossa, já faz um ano!). Se não fosse por um bom filé acebolado e a companhia de Jordi de Barcelona, que me acompanhava naquela época, nem saberia que era Natal. 24 de dezembro foi um dia como outro qualquer de pedal.
Agora, eu estava curtindo o visual das estradas da Croácia, agradecendo o inusitado bom tempo desta época do ano, e ao mesmo tempo angustiado com a possibilidade de passar o Natal sozinho. Sem muitas expectativas, rumo ao sul, tentava me consolar com o encontro que terei com parte de minha família no final de janeiro. Já estava aceitando o fato! Aliás, é como eu sempre digo: Para se ter algo, é preciso abrir mão de algo!
Assim que terminei o meu último post (Como funciona hospedagem em cicloviagem?), já com quase tudo pronto para meter o pé de Dubrovnik, rumo a Montenegro, recebi uma mensagem de James, o inglês que encontrei quando pedalava com a Cynthia. Ele me convidou para passar uma noite em Mikulici, a apenas 35 km de onde eu estava, já bem pertinho da fronteira. Na mensagem, ele dizia que os franceses Vincent e Florian (os da bikes elétricas) estavam por lá e que o anfitrião Marko (warmshowers), não faria oposição em receber mais um. Era dia 20, ainda um pouco longe do Natal. Mas era uma oportunidade de afinar com os franceses a tentativa de um encontro no dia 24, para não passar o Natal sozinho.
Quando cheguei, além de ver os 3 garotos que mencionei acima, tive a surpresa de encontrar Marc e Eric, dois alemães que também viajam em bicicleta. Eric já morou no Brasil e Portugal e fala muito bem o português. Formamos um grupo legal e é claro que fizemos uma festa de confraternização. Churrasco e cervejas rolaram soltos! Tudo regado a um delicioso bate-papo sobre experiências em viajar de bicicleta e tudo o mais…
Para melhorar ainda mais, e espantar de vez a minha angústia de passar o natal sozinho, Paula e Renam, dois brasileiros do Projeto Outsiders Brazil, que viajam de carro pelo mundo, me enviaram uma mensagem dizendo que estavam por perto. Resultado! Agora somos em 7. E a animação da festa de Natal está garantida!
Aliviado, ou quase, né?! Aproveito para deixar o meu sincero agradecimento para todo mundo que tem um carinho, seja por mim ou pelo meu projeto!
FELIZ NATAL!
” O sonho não é para ser sonhado e sim para ser vivido!”
Obs: Infelizmente a internet de onde eu estou, não permitiu que eu postasse mais fotos. Ela é muito lenta e cai toda hora!
10 respostas
Feliz Natal Aurelio
Fica trabquillo q esses natal q você esta perdendo vai servir de história para alegrar as próximas festas de fim de ano com a sua família .
Abraços e T cuida
Feliz ano novo Allex! Aproveita a vida! Tranquilidade total!
Vamos que vamos em 2016!
Viva a vida!
Feliz Natal Aurelio. Sabemos que toda essa dificuldade e por um sonho… entao siga em frente!
Papai Noel e Papai do Ceu tambem sabem. E te abençoam!
Felicidades meu amigo
Valeu Ju!
Feliz ano novo pra vc também e manda um abrc a todos que vc sabe que eu gosto muito!
Olho vivo e pé ligeiro! Mais esperto que um preá! kkkk
E não se esqueça: Trabalhar necessidade… divertir obrigação!
Gostou dessas? Lá do fundo do baú! kkk
Esses momentos sem a família valerão histórias futuras com seus netos, quem sabe….rsrsrs. Feliz Natal!!!!
Vc sempre buscando palavras para me ajudar! Obrigado Sueli! Um bj no coração!
QUERIDO ASSINO EM BAIXO DAS PALAVRAS DO ALLEX BJS MAMIS
Valeu mãe… logo nos veremos!
bj
Que muito legal!!! Pé na tábua menino!
Se cuida! Beijos
VAleu Dri… Deixa comigo! Bj