Aurélio Magalhães – Da China Para Casa by Bike

BLOG

Helsinque, um exemplo de cidade.

Transporte público impecável, excelente níveis de qualidade do ar, baixo índice de criminalidade, incrivelmente verde e envolvida em políticas urbanas ecológicas, fazem de Helsinque, uma das melhores cidades do mundo para viver.

Com apenas 600 mil habitantes, a capital finlandesa ainda se orgulha por não sofrer com congestionamentos, e dispor de uma incrível malha de ciclovias que possibilita chegar de bicicleta em absolutamente todos, isso mesmo, todos os lugares da cidade em vias compartilhadas com pedestres. Cruzando parques, bosques, florestas, ruas e avenidas, as ciclovias incentivam seus moradores a usar a bike no dia a dia. Aqui, motorista respeita ciclista que respeita pedestre! Ciclista e pedestre compartilham uma via impecável! Eu prestei atenção e não achei nenhum buraco e nenhum desnível nas calçadas que chegou a incomodar. É lindo ver a cidade tomado pelas bicicletas!

Ciclovias em Helsinque, Finlândia.
Ciclovias em Helsinque, Finlândia.
Estacionamento improvisado para bicicletas. Helsinque, Finlândia.
Estacionamento improvisado para bicicletas. Helsinque, Finlândia.
Moradora de Helsinque usando a bike no dia a dia. Finlândia.
Moradora de Helsinque usando a bike no dia a dia. Finlândia.

Helsinque é sofisticada e cara! Mas em contrapartida, oferece em um simples caminhar suas melhores atrações. Um mix entre arquitetura moderna e tradicional, com belos prédios clássicos e lindas catedrais, combinam com o verde de avenidas arborizadas e parques espelhados por todos os cantos da cidade. Em uma curta viagem de barco é possível conhecer a fortaleza de Soumenlinna, patrimônio mundial da Unesco, que é uma importante fortaleza construída para defender a cidade no passado. Hoje, além de abrigar um museu, cafés, bares e restaurantes, serve de moradia para um grupo seleto de moradores que aproveitam o visual de um lindo pôr do sol.

Catedral de Helsinque, Finlândia.
Catedral Luterana Tuomiokirkko de Helsinque, Finlândia.
Catedral Ordoxa Uspenski, em estilo russo. Helsinque, Finlândia.
Catedral (vermelha) Ordoxa Uspenski, em estilo russo. Helsinque, Finlândia.
IMG_4676
Vista de Helsinque, Finlândia.
IMG_4683
Peter e Sana, meus anfitriões, na Fortaleza Sounenlinna, Helsinque, Finlândia.

Um dos pontos mais visitados de Helsinque é o Monumento em Homenagem ao compositor Sibelius (1865- 1957). A estrutura construída com 600 tubos de aço ressoa como um órgão, e dizem que é possível escutar desde a singeleza de um passarinho ao imponente som de um trovão.

IMG_4661
Monumento em homenagem a Sibelius, Helsinque, Finlândia.

Os pratos na Finlândia são coloridos e balanceados. A base quase sempre leva batata ou pão. A população privilegia os produtos integrais, leites e derivados, com destaque para o queijo, iogurte e a manteiga. Os embutidos também são variados e de excelente qualidade. Nesta época do ano, as frutas vermelhas silvestres como o mirtilos (blueberries), framboesa, cerejas, red berries, amoras e morangos são bastante comuns, assim como uva, mexericas, maças, peras, pêssego, nectarinas, e ameixas. Os cogumelos selvagens são bastante consumidos nessa época do ano também. Mas nada é tão famoso na culinária finlandesa como o salmão e outros peixes nórdicos seja em natura, defumados ou em conserva.

Bancada de frutas em Helsinque, Finlândia.
Bancada de frutas em Helsinque, Finlândia.
Vitrine de salmão defumado em Helsinque, Finlândia.
Vitrine de salmão defumado em Helsinque, Finlândia.
Produtos de alta qualidade em Helsinque, Finlândia
Produtos de alta qualidade em Helsinque, Finlândia
IMG_4703
Peixe frito na hora no mercado de rua de Helsinque, Finlândia.

 


 

A viagem ao redor do globo continua. Suba na garupa e venha comigo nesta aventura!

DA CHINA PARA CASA BY BIKE, compartilhando a viagem enquanto ela acontece! Toda quinta-feira um novo episódio com dicas, curiosidades e o dia a dia de uma VOLTA AO MUNDO DE BICICLETA.

Obrigado por me seguir!

Gostou desta postagem? Então curta, comente e compartilhe!

Seu envolvimento me ajuda a manter a motivação!

Você pode colaborar com este projeto ajudando e incentivando, clique no botão abaixo e conheça minha campanha de financiamento coletivo, na plataforma APOIA.se, as recompensas começam a partir de R$8,00 por mês.

2 respostas

  1. Hi Aurelio , that’s great, if you wish to Prague . As you drive determines the Eleberadweg of Cuxhaven direction Prague and drive through Dresden . There we can meet for the first time !
    Bug Hug Ronny !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 4 =