Desde o momento em que fui impedido de pedalar no Egito devido aos riscos de me tornar alvo de ataques terroristas, deixei de ser cicloturista para me tornar um turista convencional. Não queria de forma alguma deixar de ver o que havia planejado em minha viagem ao Egito. Assim, tive que apelar para transporte públicos, táxi, ônibus intermunicipal, albergues e tudo o mais, indo parar direto nas mãos da extorsiva industria do turismo, e meu custo de vida (ou melhor, de viagem) aumentou bastante!
Depois de ser bloqueado na estrada, retornei ao hotel e analisei friamente a situação. Minha vontade era de tentar furar o bloqueio e seguir viagem. Estava com raiva! Nada que havia visto até então no país refletia a preocupação exagerada dos policiais. Mas na verdade nunca sabemos onde está o perigo nesta situação! Bom… decidi comprar uma passagem de ônibus até o Cairo…
A viagem foi péssima! A única coisa que me confortava era que a bike estava muito bem acomodada no bagageiro. Cheguei ao Cairo quase 5 da manhã. Pouco depois, Mr. Wael apareceu para me pegar e me levar para sua casa. Fascinado com a minha viagem de bike, resolveu aceitar o convite feito pelo pessoal que conheci em Sharm el´Sheikh.
A identificação foi imediata e com certeza Sr. Wael é mais um amigo que fiz para a vida toda! Me trouxe para dentro de sua casa mesmo sofrendo reformas, me apresentou sua esposa, filho e sogra, me levou para passear, organizou os passeios, me introduziu a gastronomia local e ainda ajudou a organizar a minha saída do Egito. Aliás, esse foi um assunto complicado!
Sem ter como sair do país de navio, como era a minha ideia inicial, tratei de fazer toda aquela correria de sempre quando tenho que voar. E ainda tive que decidir o próximo destino de acordo com os preços das passagens. E garanto que o lugar para onde estou indo vai te surpreender! Passagens, política de bagagem, preço, caixa para a bike, transporte até o aeroporto e tudo o mais… Enquanto me divertia com os passeios organizados pelo Sr. Wael, nos bastidores ele ia deixando tudo pronto ou engatilhado! Ele foi uma mão na roda! Tks Mr. Wael!
Sr. Wael tirou uns dias de folga para ser meu guia. Foi a maneira que encontrou para diminuir a minha frustração de não poder pedalar. Senti que ele também estava triste! Fizemos um day tour em Ismaília, no canal de Suez e Alexandria, já nas margens do mar Mediterrâneo.
Alexandria foi fundada por Alexandre, “O Grande” em 331 a.C., tornando-se uma das cidades mais importantes do mundo. Foi capital do Egito por mais de 1000 anos, até a chegada dos muçulmanos que transferiram a capital para Fustat e depois Cairo. Foi um passeio rápido, e o ponto alto foi conhecer um dos restaurantes favoritos do Sr. Wael, onde abusamos dos frutos do mar.
Em Ismaília, a cereja do bolo foi jantar em uma fazenda de piscicultura em meio aos beduínos. A cidade é o centro administrativo do Canal De Suez.
As Pirâmides e o Museu Nacional, foram as duas atrações mais marcantes da minha primeira visita ao Cairo, e era essa a minha prioridade. E também tive tempo de me perder pelo centro da Capital, e relembrar a atmosfera dessa frenética cidade.
Olha só! Vamos combinar… Eu estou na correria no meu último dia de Egito e todo mundo já sabe a história das Pirâmides, não é verdade? Quéops, Quéfren e Miquerinos… estrutura mais antiga e uma das sete maravilhas do mundo antigo… 2600 a.C…. 140 metros de altura… túmulos dos faraós… A única coisa que gostaria de acrescentar é que desde quando decidi dar a volta ao mundo de bike, voltar nas pirâmides passou a ser um grande objetivo! Eu piro com elas!!!!
Quando visitei o Museu Nacional do Cairo pela primeira vez fiquei muito impressionado. Primeiro pelo seu incrível acervo de 120 mil peças, que tem como principal destaque a mascara Mortuária de Tutankhamon (1324 a.C.), um dos faraós mais famosos do Egito que morreu ainda na adolescência. Tutankhamon casou aos 8 anos com sua meia irmã, assumiu o reinado com 9 e morreu 10 anos depois sem herdeiros. Com um reinado curto, seu túmulo é relativamente simples se comparado a outros faraós, no entanto é o mais fascinante de todos! Ao ser descoberto em 1922, além de muitas peças de tecidos, textos sagrados, armas e roupas, seu processo de mumificação revelou uma máscara maciça feita em ouro e adornada por pedras preciosas. Thutankhamon é considerado um dos maiores tesouros da humanidade. Infelizmente não é permitido fotografar.
O outro ponto que me chamou atenção naquela época foi a incrível desorganização e falta de cuidado com o acervo. Em 1997, vi peças amontoadas, pessoas subindo nas estátuas para tirar fotos, visitantes manuseando o acervo, sujeira. Agora tudo está mais organizado e limpo. Valeu a pena voltar!
A primeira foto a esquerda é de Tutankhamon (arquivo internet), as outras são minhas.
Não posso dizer que o balanço da minha viagem de bike no Egito tenha sido satisfatório, afinal, dos mais de 1000 km planejados, só consegui pedalar pouco mais de 30%. No entanto, conhecer a região do Deserto de Sinai e Alexandria e voltar a Luxor e Cairo me trouxeram imensa satisfação.
Ufa! Achei que não iria dar tempo de postar. A internet aqui é péssima! Agora já estou com tudo praticamente pronto para deixar o Egito. Vou desligar o computador e na sequência finalizar os preparativos para deixar o país amanhã bem cedo.
O destino? Deixa seu comentário e dê o seu palpite! Sefor o primeiro a acertar ganha o direito de pedalar 15 dias comigo em qualquer lugar desse mundão de meu Deus! Mas não se esqueça, as despesas serão custeadas pelo vencedor! KKKK
4 respostas
Ahhhh!! Eu já sei!! E ai?? Como foi a comemoração do aniversário? Bjs
Foi legal! teve até um bolo com o meu nome!
Que alegria da mamãe saber que no seu aniversário teve pessoas que junto c vc comemoraram .
Vc estava feliz e por isso nos Tb estávamos bjs fotos linda do bolo personalizada adorei saudade
Ah ! Lembrou de Japaratinga né deu saudade Tb
Obrigado mãe! Lembra japaratinga sim… é bom passar o niver com pessoas legais… ameniza um pouco a tristeza de estar longe de casa! bj. te amo!