A minha viagem pela Itália começou com muitas surpresas, me mostrando um país diferente daquele que conheci anos atrás. É a magia da bicicleta me proporcionando novas experiências em um país que eu adoro! Antes, meu fascínio era pela gastronomia e pela suas atrações históricas. Agora, com a minha bicicleta, estou mais perto do italianos, coisa muito difícil de acontecer como um turista tradicional!
Como sempre faço, antes de chegar a um novo destino, recorro a minha agenda de contatos e geralmente recebo uma ajuda importante para a minha viagem. Dicas, alertas, informações das mais variadas e muito mais! Ainda na Austrália, dois anos atrás, conheci Marco e Gio que também estavam em volta ao mundo de bike. Aliás, Gio continua sua empreitada e já rodou mais de 50.000 km. Já Marco, foi fisgado pelo amor e resolveu ficar no Canadá. Os dois conectaram seus familiares e amigos e já estou recebendo os benefícios. Aqui em Roma, onde faço uma pequena pausa, estou hospedado na casa da namorada de Gio, Flávia.
Durante os meu primeiros dias de pedal na Itália, fui forçado a parar por alguns dias em Mondragone, na região da Campania, a terra da mussarela de búfala. Que rapaz! É de chorar!!!!
Uma antiga lesão na sola do pé esquerdo se manifestou novamente alguns dias atrás, me obrigando a baixar o selim da bicicleta para aliviar o contato com a região afetada. Essa manobra mudou a biomecânica da pedalada, resolvendo o problema do pé esquerdo, mas afetou outra antiga lesão no tornozelo direito. Quando atravessava as ruas de pedras de Nápoles, acabei exigindo muito e o tornozelo inchou bastante. Além disso, pedalei 113 km neste dia. Não me restou alternativas se não procurar uma pousadinha para melhor tratar a lesão.
Rapaz! E que surpresa boa tive em Mondragone! Nicola, Elena e o filho Paolo transformaram o quartinho dos fundos da casa na Pousada Verdemare. Eles acabaram se encantando com a minha viagem e me ajudaram muito! Além de um baita desconto, me convidaram a comer com eles, preparando pratos para lá de especiais!
Uma outra surpresa legal neste início de viagem foi encontrar Paolo, um cicloturista italiano de Turim, que fazia uma viagem entre Brindisi, ao sul da Itália, até Roma. Nos encontramos em Gaeta e pedalamos juntos por dois dias, até pertinho de Roma, quando ele teve que se apressar para não perder o trem até sua cidade natal. Foi uma pena sua viagem ter acabado! Fizemos uma rápida amizade! Ele se mostrou um cara bacana, companheiro!
Paolo tem uma carteirinha de peregrino e acabou me levando com ele até a Igreja de Frasso di Sonnino, onde pernoitamos. O Padre Pier Luigi nos tratou muito bem! Nos alojou em confortáveis suítes individuais com wi-fi, e não aceitou de forma alguma, a oferta voluntária de praxe que os peregrinos oferecem.
Um bom trecho dos 323 km entre Salerno e Roma, pedalei pela famosa Via Appia, uma das principais estrada da Roma Antiga. Sua construção foi iniciada em 312 a.C. É uma estrada relativamente plana, pelo menos no trecho que percorri, tornando se ondulada apenas nas proximidades de Roma. Cortando vários vilarejos e cidade, a estrada possui duas colunas de enormes árvores que a deixam ainda mais bela e ajuda a proteger do sol. Por outro lado, é uma estrada estreita, com tráfego relativamente pesado e um tanto quanto perigosa. Em alguns trechos, optei por pedalar em vias adjacente. O asfalto no sul da Itália é bastante irregular ou esburacado, principalmente no entorno das cidades, exigindo bastante atenção.
Já em Roma, visitei apenas o Vaticano que estava no caminho para a casa da Flávia. Hoje choveu bastante!
A última surpresa boa que compartilho com vocês ainda está por vir. Quem chega amanhã direto de Barcelona é meu amigo Jordi, que pedalou comigo na Nova Zelândia. A ideia é visitar Roma e seguir juntos rumo norte! Legal pra caramba! Baita surpresa!
E você, pega uma garupa com a gente e vamos juntos!
6 respostas
Legal, Tato!
Mande abraços para o Jordi!
Semana q vem hospedo meu 1o. Couchsurf! Um cara de Barcelona tb!
Bjs
Ele te manda outro! Boa sorte com o couch! bj
Muito bonita a Itália meu próximo passeio sera ai .Tato me espere ai eu não demoro .Sera talvez no ano que vem kkkkkkkkkkkkk kkkkkkk kkkkkk .. bjs saudade
Ahhh… o loco! Vcs são muito enrolados! Já estou saindo fora! Chegando na Áustria! kkk
Nos encontramos em Roma no Vaticano , as três irmãs brasileiras !
Me lembro de vcs amigas. Um bj para cada uma!